Professor da FEARP lança livro sobre Cadeia do Algodão no Brasil

Obra indicada à profissionais e acadêmicos apresenta números colhidos junto a cada elo da cadeia produtiva, desde o plantio da fibra ao produto final que chega às mãos do consumidor

O professor Marcos Fava Neves é um dos organizadores do livro Estratégias para o Algodão no Brasil (Editora Atlas). A obra é uma coletânea de textos resultados de um projeto de pesquisa que ilustra momento atual da cadeia produtiva do algodão no Brasil. De forma didática, o livro apresenta números reais, sólidos e confirmadores da realidade do trabalho desenvolvido pelos muitos cotonicultores de norte a sul do país e por toda a cadeia, que vai do plantio da fibra ao produto final que chega às mãos do consumidor.

Desenvolvido por pesquisadores do Centro de Pesquisa e Projetos em Marketing e Estratégia (Markestrat), ligado à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP, em parceria com a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão e apoio do CNPq, o livro visa apresentar um retrato da cadeia, trazendo ao leitor um entendimento maior desse negócio, as variáveis que o impactam, suas tendências e desafios.

Ao longo dos capítulos são apresentados os resultados da pesquisa que traz, com a credibilidade de números colhidos diretamente com cada elo da cadeia, dados que confirmam nossa importância para a economia nacional, como a alta geração de empregos, os valores de exportação que sustentam a balança comercial e a representatividade do setor no Produto Interno Bruto (PIB) do país.

O trabalho, organizado por Neves e por Mairun Junqueira Alves Pinto, mestre em Admininstração também pela FEARP, reforça o posicionamento da cotonicultura brasileira no cenário internacional. Quarto maior exportador do mundo, o Brasil sustenta a alta produtividade média e a alta qualidade da fibra brasileira que já é reconhecida por tecelagens de quase todos os continentes.

Livro indicado para profissionais e acadêmicos envolvidos com agronegócios nas áreas de Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gestão de Canais de Distribuição, Responsabilidade Social Corporativa, Direito Econômico e Ambiental, Certificações Socioambientais, Sustentabilidade Empresarial, Políticas Públicas, Estratégias Empresariais e Planejamento de associações de interesse privado.

Mais informações: site www.fearp.usp.br

Scroll to top