Docente da FEARP lança livro sobre ferrovia e mercado de trabalho

Pesquisas que deram origem à obra tiveram início em 1998 na London School of Economics and Political Sciences; livro comprova trabalho escravo e exploração de estrangeiros e brasileiros em ferrovias

Maria Lúcia Lamounier, professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP, lançou o livro Ferrovias e mercado de trabalho no Brasil no século XIX (Edusp) que conta as relações entre a construção das ferrovias, a expansão da agricultura de exportação e a transformação das relações de trabalho no Brasil na segunda metade do século XIX.

O livro é resultado da tese de livre-docência da pesquisadora, defendida em 2008 na FEARP. As pesquisas que resultaram na obra começaram a ser realizadas na London School of Economics and Political Science (LSE) onde a autora atuou como professora visitante entre julho de 1998 a março de 1999, e reuniu material documental em vários acervos ingleses.

A obra está disponível para venda no site da Livraria e Editora Arte Pau Brasil.

Mais informações: (16) 3602-0505, site www.fearp.usp.br