Tese defendida na EESC é premiada pela Capes

Sob orientação do professor Gherhardt Ribatski, do Programa de Pós-Graduação de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, a tese foi defendida no ano passado.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) outorgou a Cristiano Bigonha Tibiriçá o Prêmio Capes de Tese 2012 –  área Engenharias III, pela tese Estudo teórico-experimental da transferência de calor e do fluxo crítico durante a ebulição convectiva no interior de microcanais.

A solenidade de entrega do prêmio (certificado, medalha e bolsa de pós-doutorado) acontecerá em Brasília, no dia 13 de dezembro de 2012, às 18 horas, na sede da CAPES .

A pesquisa tratou do estudo da transferência de calor e do fluxo crítico durante a ebulição convectiva no interior de canais de diâmetro reduzidos, a partir de dados levantados em bancadas experimentais construídas para essa finalidade. Utilizou-se ampla bibliografia, foi feita a previsão de coeficiente de transferência de calor e fluxo crítico, além do levantamento de mapas de escoamento.

Pela primeira vez para microcanais, resultados experimentais foram levantados por um mesmo autor em laboratórios distintos. Esse fato é importante devido às elevadas discrepâncias observadas na literatura especializada quando resultados de autores distintos, mas obtidos em condições similares, são comparados. Os resultados obtidos foram utilizados na elaboração de modelos que consideram os padrões de escoamento observados em microcanais.

Mais informações: site www.teses.usp.br