ICMC Júnior celebra 20 anos com encontro de gerações

Em evento de comemoração dos 20 anos de sua fundação, empresa júnior gerida por alunos do ICMC promove encontro entre ex-integrantes e membros atuais.

Davi Marques Pastrelo / Assessoria de Comunicação do ICMC

O ICMC Júnior, empresa gerida por alunos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, comemorou 20 anos de existência. Para celebrar, foi realizado no último dia 24 de novembro, no Auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, um evento que contou com a presença de membros atuais e ex-colaboradores da empresa.

O encontro mostrou a atual posição da empresa, as conquistas mais recentes e alguns projetos para o futuro. “Nesse encontro procuramos reunir ex-membros da empresa júnior para que contassem suas experiências durante o período em que ficaram aqui, e o quanto isso foi importante para sua formação profissional”, explicou Luiz Gustavo de Souza Bravo, estudante do terceiro ano do curso de Estatística e atual vice-presidente da empresa.

O principal objetivo do ICMC Júnior é ser uma prestadora de consultoria e serviços relacionados ao mercado de gestão. Bravo esclareceu que o foco da empresa atualmente é o desenvolvimento web, como por exemplo, de sites institucionais. “Atualmente temos ainda o ICMCentro, que é um sistema de gestão de conhecimento para micro e pequenas empresas”, destacou Bravo.

Solange Oliveira Rezende, docente do ICMC e tutora da empresa júnior, destaca que a participação nesse tipo de atividade é um oportunidade para os alunos terem uma formação complementar, por iniciativa própria. “No ICMC Júnior, os alunos podem vivenciar o ambiente de trabalho que enfrentarão ao se formarem. É uma oportunidade para aprender. Muitas vezes eles podem adaptar um produto à necessidade de uma empresa, ou simplesmente criar um novo produto a partir da demanda do mercado”, explicou Solange.

Ela destacou ainda que uma das características que se busca desenvolver nos alunos do ICMC Júnior é o espírito empreendedor. “Na empresa, o aluno trabalha o processo de geração de ideias e as transforma num produto. Isso inclui desde a concepção, planejamento, plano de negócios, mercado, marketing e financeiro”, concluiu.

Histórico e conquistas

Em 1992 vários alunos do curso de Ciências de Computação decidiram se unir para fundar uma empresa júnior no ICMC. Nascia assim o ICMC Júnior. “O ano de 1992 foi marcado pelo surgimento de várias empresas deste tipo no estado de São Paulo”, afirmou Bravo.

Ele explicou que no início, a empresa contava com poucos alunos e atravessou dificuldades. Entre os anos de 1997 e 2000, um dos principais motivos foi a falta de interesse por parte dos alunos em participar do projeto. Também houve problemas com a falta de estrutura.

Sobre a evolução da empresa durante seus 20 anos, Bravo contou que houve gestões que se destacaram em períodos distintos. “Entre os anos de 2002 e 2003, a presidência da empresa trouxe novas ideias e uma maior visibilidade para o ICMC Júnior. Outro marco foi durante os anos de 2009 e 2010, quando teve início um trabalho de mudança na área de projetos. Este foi consolidado em 2010, quando a empresa saltou de dois a três projetos desenvolvidos por ano para dez projetos anuais. Já em 2011, houve o fortalecimento do trabalho com indicadores estratégicos”, afirmou.

O ICMC Júnior passou a ganhar mais destaque a partir de 2008, quando venceu o Prêmio de Qualidade no Encontro de Paulistas Empresas Juniores (EPEJ). Dentre as conquistas mais recentes, Bravo também destacou o fato de o ICMC Júnior estar entre as 40 melhores empresas da categoria do Brasil em 2011, segundo a Confederação Brasileira de Empresas Juniores. “Em 2012 subimos mais um degrau, e já estamos entre as 20 melhores”, comemorou.

Dentre os planos futuros, está a ampliação do mercado de atuação. Também está em pauta um sistema de gerenciamento de eventos, que deverá ser lançado em 2013.

Mais informações: site www.icmcjunior.com.br