Alunos da EESC e do IFSC participarão de Projeto Rondon no Maranhão

Grupo de alunos da USP em São Carolos foi selecionado para elaboração de projeto de desenvolvimento no Maranhão, dentro doProjeto Rondon

Um grupo de alunos do campus da USP de São Carlos foi selecionado para o Projeto Rondon, dentro da Operação Pai Francisco, no Maranhão, entre 20 de janeiro e 5 de fevereiro de 2012.

Os 40 alunos da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) elaboraram um projeto que se divide em quatro categorias: comunicação, tecnologia e produção, meio ambiente e trabalho. Entretanto, só oito poderão ir ao Maranhão.

Entre os projetos do grupo, estão previstos a construção de um forno solar, oficina de coleta seletiva, sessões de cinema, capacitação para construção adequada de poços, desenvolvimento de cooperativa de pescadores, aulas de informática, oficina de compostagem, de mídias sociais, planejamento financeiro e outras atividades relativas ao desenvolvimento sustentável da comunidade.

Criado em 1967, o projeto Rondon foi extinto em 1989. No entanto, em 2005, o governo federal decidiu retomá-lo, sendo ele um programa que permite que alunos universitários atuem em ações sócio-educativas em municípios carentes do Brasil, na condição de voluntários, durante suas férias acadêmicas.

Mais informações: site www.projetorondon.org.br