Livro da FEARP apresenta planejamento estratégico para o agronegócio

Os estudos de dez pesquisadores ligados à USP envolvem segmentos de derivados de cana-de-açúcar, fruticultura, caprinocultura, sisal e tilápia no estado da Bahia.

Estudos e casos sobre cinco Arranjos Produtivos Locais (APL) do agronegócio da Bahia, incluindo o detalhamento da metodologia de elaboração de Planos de Melhoria de Competitividade e os desafios do processo de planejamento estratégico, foram reunidos no livro Planejamento Estratégico em Arranjos Produtivos Locais (Editora CRV).

A obra foi desenvolvida por um grupo de dez pesquisadores do Programa de Pesquisa em Agronegócio (AgroFEA) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP e do Centro de Pesquisas em Marketing e Estratégia (Markestrat), também ligado à faculdade. Um dos coordenadores do AgroFEA, Roberto Fava Scare é também um dos autores e organizadores do livro, junto com José Carlos de Lima Júnior, doutorando em Administração pela FEA em São Paulo e Rodrigo Alvim Afonso, mestrando em Administração pela FEARP.

Os estudos envolvem APLs relacionados aos derivados de cana-de-açúcar, fruticultura, caprinocultura, sisal e tilápia e estabelece o diagnóstico e o mapeamento das cadeias de valor dentro destes arranjos e apresenta uma análise de segmentação das empresas que formam os APL. Para cada segmento, são feitas análises estratégicas do negócio, bem como análises de crescimento e de posicionamento competitivo e o estabelecimento de objetivos estratégicos, tendo por base o horizonte de três e oito anos de forma participativa.

A obra também compara os diferentes APLs baianos e indica como suas características como localização, desenvolvimentos tecnológicos e relações com mercados consumidores, por exemplo, influenciaram a elaboração dos Planejamentos Estratégicos.

Mais informações: site www.fearp.usp.br

Scroll to top