ECA lança nova edição da Revista “Sala Preta”

A revista Sala Preta é uma publicação eletrônica semestral do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

Da Agência USP de Notícias

A revista Sala Preta, publicação eletrônica semestral do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, divulga sua nova edição (número 12 / volume 2/2012).A edição da revista é coordenada pelo professor Flávio Desgranges, do Departamento de Artes Cênicas (CAC).

Nesta edição, a revista apresenta na seção Em Pauta artigos que enfocam aspectos das escrituras cênicas recentes, abordando especialmente as estratégias para se pensar os processos de criação.

Na seção Entrevistas, é apresentado um encontro ocorrido em Paris, na sede do Théâtre du Soleil, entre: Béatrice Picon-Vallin, diretora de pesquisas do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França (CNRS), Erhard Stiefel, escultor e criador de máscaras, que colabora regularmente com o Théâtre du Soleil, e Ariane Mnouchkine, diretora e uma das fundadoras do Soleil. A utilização das máscaras no teatro é o eixo central das questões propostas por Picon-Vallin aos dois artistas.

Ainda nesta edição, na seção O Que Você Está Lendo, Renato Ferracini discorre sobre suas leituras estabelecendo um espaço de tensão entre experiência artística e escritos filosóficos, ressaltando seu interesse por textos de autores como Foucault, Espinosa, Deleuze e Bauman. Por fim, o dossiê Espetáculo apresenta a produção teatral Bom Retiro 958 metros, a mais recente criação do Teatro da Vertigem. Os artigos abordam o instigante espetáculo sob perspectivas tão diferentes quanto provocativas.

Confira aqui o editorial da revista que resume o conteúdo deste número. A revista pode ser encontrada no site da publicação.

Mais informações: site www.revistasalapreta.com.br