Aplicativo mobile facilita ida ao restaurante universitário

Um aplicativo mobile gratuito para celulares Android, o Bandexcred, desenvolvido pela empresa infoXYZ, permite consultar instantaneamente o número de refeições ainda disponíveis no RU Card.

Paloma Rodrigues / Agência USP de Notícias

Um aplicativo mobile gratuito para celulares Android, o Bandexcred, desenvolvido pela empresa infoXYZ, permite consultar instantaneamente o número de refeições ainda disponíveis no RU Card, a carteirinha de estudante onde os alunos colocam créditos para usar nos restaurantes universitários da USP. A nova tecnologia evita que os alunos tenham de ir presencialmente à Superintendência de Assistência Social (Coseas) para consultar seu saldo.

O Sistema RU Card foi implementado esse ano no campus da Cidade Universitária, em São Paulo, e funciona como um bilhete único. Os usuários que antes compravam ticketes de papel no Coseas, agora os tem colocados na sua carteirinha de estudante, que vale como o RU Card. Os créditos são válidos para os quatro restaurantes do campus da Cidade Universitária: central, da química, da física e o da prefeitura. As recargas só podem ser realizadas no Coseas, em local próximo ao restaurante central, e podem ser feitas em quaisquer quantidades. O preço de cada refeição é de R$1,90.

A tecnologia foi desenvolvida pela empresa, que é composta por alunos de diversas unidades da USP, dentre elas o Instituto de Matemática e Estatística (IME) e Sistema da Informação (SI), responsável pela parte técnica e operacional, e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, responsável pelo design do projeto.

Gustavo Kendi Tsuji, do IME, conta que o objetivo da empresa era estimular projetos que colaborassem em algum sentido para a comunidade universitária. “Começamos a pensar no que os alunos precisavam e pensamos no caso do “bandejão” [nome popular dos restaurantes universitários]: uma consulta prévia evitaria a inconveniência de o aluno se deslocar até o refeitório (da Física, Química ou Prefeitura) caso ele não tenha créditos”, diz ele. O ideal seria que isso pudesse ser feita de qualquer lugar, por isso a escolha de um aplicativo mobile.

Além do Coseas, o crédito disponível só pode ser visto no momento em que o usuário tenta ingressar no restaurante, quando ele passa pela catraca o número de créditos ainda disponível fica exposto. “O aplicativo evita que os usuários enfrentem filas de maneira desnecessária. Se ele souber que não tem o crédito, já pode ir direto para o setor de recarga”, diz.

O processo de elaboração durou entre seis e sete dias e foi pensado de maneira interdisciplinar.

Utilização

Para utilizar o serviço, é preciso fazer o download gratuito do aplicativo no Play Store da Google por meio deste link. Para acessar o programa, o usuário deve colocar o seu número USP e sua senha, as mesmas cadastradas no Sistema RU Card. Com isso, o sistema apresentará ao usuário quantos tickets refeição ele ainda tem.

O serviço já foi utilizado por mais de 300 pessoas e, dentre essas, aproximadamente 100 ainda continuam ativas e acessando o aplicativo. “É um número pequeno ainda, mas o aplicativo tem potencial para crescer muito mais e ser usado por toda a comunidade acadêmica”, diz Bruno Arashiro, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, responsável pela divulgação e controle do aplicativo.

A equipe também pretende deixar banners explicativos nos quatro restaurantes universitários da USP, para explicar aos usuários como acessar o sistema. “É muito fácil de ser usado e a resposta é instantânea”, explica Tsuji.

De acordo com o Coseas, mais de 12 mil refeições são servidas diariamente ao longo dos quatro restaurantes universitários, que servem tanto almoço quanto jantar.

Mais informações: email bruno@webxyz.com.br