USP e Boeing firmam parceria para pesquisas visando Copa e Olimpíadas

Potenciais projetos nas áreas de modelamento do comportamento de multidões e análises visuais podem beneficiar o planejamento da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

A Boeing e a Universidade de São Paulo (USP) assinaram nesta sexta-feira (4) um memorando de entendimento para investigar e desenvolver projetos de tecnologia nas áreas de modelamento do comportamento de multidões e análises visuais.

Segundo o acordo, a Boeing Pesquisa e Tecnologia no Brasil, braço da maior companhia aeroespacial do mundo, e a Escola Politécnica (Poli) da USP discutirão o desenvolvimento de pesquisa colaborativa envolvendo o modelamento, simulação e visualização do comportamento de grandes multidões. Os resultados das pesquisas nessas áreas de tecnologia podem vir a aprimorar o projeto e a construção de veículos de transporte, como aviões e navios e de infraestruturas complexas, como prédios e mesmo cidades.

“Desenvolver tecnologias nessas áreas é importante para a Boeing e a indústria de aviação e estamos ansiosos para trabalhar com os talentosos funcionários, pesquisadores e alunos da USP e criar valor para o Brasil e para a Boeing”, afirmou Al Bryant, vice-presidente da Boeing Pesquisa e Tecnologia no Brasil. “Os avanços no modelamento do comportamento de multidões podem não apenas nos ajudar a projetar aviões melhores como também beneficiar o planejamento dos exercícios de treinamento e da infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 no Brasil.”

Para o coordenador do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da USP, Marcelo Knörich Zuffo, trata-se de um marco. “Este acordo para o desenvolvimento de pesquisa e tecnologia entre a USP e a Boeing leva a pesquisa de ponta no Brasil a um novo patamar”, disse.

A parceria anunciada com a USP complementa as atividades desenvolvidas mundialmente pela Boeing Pesquisa e Tecnologia, incluindo as do Centro de Pesquisa e Tecnologia do Brasil, inaugurado no início deste ano em São Paulo, cujo foco é trabalhar com os principais pesquisadores e cientistas do país no desenvolvimento de tecnologias aeroespaciais.

“Esta colaboração para a pesquisa com a USP dá continuidade à tradição da Boeing de trabalhar com os melhores universidades do mundo na área de tecnologia”, diz Donna Hrinak, presidente da Boeing Brasil. “É muito gratificante saber que desenvolveremos conjuntamente novos aplicativos para aviação civil que podem vir a ter um alcance global,”  completou.

Pesquisadores da USP, em particular do grupo de pesquisa do professor Marcelo Zuffo, têm um histórico de colaboração acadêmica com pesquisadores de universidades norte-americanas que já são parceiros da Boeing Research nos Estados Unidos da América. A oportunidade que agora se abre é a de trabalhos conjuntos de pesquisa com a Boeing, que certamente poderão envolver pesquisadores das universidades norte-americanas, reforçando ainda mais os laços acadêmicos existentes.