Laboratório da Esalq recebe nome de ex-diretor

Evaristo Marzabal Neves, que dirigiu a escola de 1995 a 1999, será homenageado com a atribuição de seu nome ao Laboratório de Estresse e Neurofisiologia Vegetal, pelo LCB.

Da Assessoria de Comunicação da Esalq

Na sexta-feira, 11 de janeiro, Evaristo Marzabal Neves, professor sênior do Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES) e diretor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP em Piracicaba, entre os anos de 1995 e 1999, será homenageado com seu nome em um dos laboratórios que integram o Horto Experimental, o Laboratório de Estresse e Neurofisiologia Vegetal (Lepse). A iniciativa partiu do Departamento de Ciências Biológicas (LCB), responsável pela revitalização dessa área do Horto que abrange, aproximadamente, 1 hectare.

Ricardo Ferraz de Oliveira, docente responsável pelo projeto, relembra que em 1994, foi indicado pelo Conselho do Departamento para coordenar as atividades do Horto Experimental.  Em 1995, durante a gestão de Marzabal Neves, apresentou o plano de reforma do local, ocasião em que recebeu total apoio da diretoria. “Dar o nome do professor Evaristo nesse laboratório é um desejo antigo. Não foi uma decisão trivial, mas sim uma homenagem legítima por aquilo que ele proporcionou ao LCB. Ele mudou o rumo do Departamento. Vejo essa homenagem simplesmente como fruto do que ele fez”.

Marzabal Neves revela que ficou surpreso com a homenagem e pondera qual seria o seu mérito. “Fiz o que um diretor tinha que fazer – olhar a Esalq como um todo. Como diretor da Escola minha preocupação sempre foi pela busca do equilíbrio entre os departamentos. O que fiz foi correr atrás de recursos para revitalização da área. É uma homenagem expressiva, que me causa muita emoção”.

A Sessão Solene de Inauguração do Laboratório de Estresse e Neurofisiologia Vegetal Professor Evaristo Marzabal Neves, acontecerá às 16 horas, no anfiteatro de Fisiologia Vegetal do Pavilhão de Horticultura da Esalq.

Mais informações: (19) 3429-4458