Editora Humanitas lança livro sobre literatura trovadoresca armênia

O livro Nahapet Kutchak: Poemas da tradição oral trovadoresca da literatura armênia traz um conjunto de poemas da tradição oral, compostos por trovadores anônimos entre os séculos XIII e XVIII, e documentados apenas no final do século XIX e início do XX.

A editora Humanitas, ligada à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, está lançando o livro Nahapet Kutchak: Poemas da tradição oral trovadoresca da literatura armênia, que traz alguns exemplares da poesia tradicionalmente atribuída ao trovador armênio Nahapet Kutchak. Trata-se,  na verdade, de um conjunto de poemas da tradição oral, compostos por trovadores anônimos entre os séculos XIII e XVIII, e documentados apenas no final do século XIX e início do XX.

Conhecidos como hayrens, tais poemas são de três tipos: hayrens do dia a dia, que falam da filosofia do cotidiano; hayrens de exílio, que refletem a própria história do povo armênio, o qual foi constantemente obrigado a emigrar de sua pátria devido a guerras, massacres e invasões em seu território; e hayrens de amor.  O amor está acima de todos os sentimentos nestes poemas curtos, que representam, na definição do grande poeta russo Valery Bryusov, “as pérolas mais preciosas da lírica armênia”.

É uma edição bilíngue (armênio-português), com tradução de  Deize Crespim Pereira.

O livro está a venda no site da editora, na Livraria Humanitas-Discurso, no prédio da Filosofia e Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, ou pode ser adquirido em todas as distribuidoras que possuem parceria com a editora. Para encontrá-las, acesse o site.

Mais informações: (11) 3091- 3796, email editorahumanitas@usp.br, site www.editorahumanitas.com.br

Scroll to top