Ipen recebe novo superintendente

O novo superintendente assina mais de 370 trabalhos científicos publicados em revistas, capítulos de livros e anais de congressos e orientou 32 dissertações e teses.

Da Agência USP de Notícias

No dia 14 de dezembro de 2012, o engenheiro de materiais José Carlos Bressiani assumiu o cargo de superintendente do Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares (Ipen), autarquia estadual associada à USP e gerenciada pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

O processo de escolha do gestor foi aberto em agosto de 2012, com o estabelecimento de uma lista tríplice pelo Conselho Superior do Ipen. A lista foi encaminhada para aprovação do presidente da CNEN e do reitor da USP, depois seguiu ao governador do Estado de São Paulo para a nomeação oficial, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado. O mandato tem duração de quatro anos, permitida uma recondução.

O novo superintendente assina mais de 370 trabalhos científicos publicados em revistas, capítulos de livros e anais de congressos e orientou 32 dissertações e teses. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq nível 1B e preside a Comissão de Pós-Graduação do Ipen/USP desde 2005. É coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Bolsas de Iniciação Tecnológica da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) desde 2008. É também diretor do Centro Franco-Brasileiro de Documentação Técnica e Científica (CenDoTeC) desde maio de 2004.

Bressiani é membro do Conselho de Administração das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) desde 2010 e membro do Conselho Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo de 2010 a 2012, reconduzido para um novo mandato de dois anos. É fundador e editor adjunto da revista Materials Research (revista ibero-americana de materiais); membro da comissão editorial das revistas Cerâmica, Tile & Brick International e Interceran – International Ceramic Review.

Mais informações: site www.ipen.br

Scroll to top