USP recebe delegação da Université de Lyon

A USP foi selecionada como parceira privilegiada da Université de Lyon, junto com outras instituições estrangeiras.

Em 16 de janeiro, representantes da USP estiveram em reunião na Sala do Conselho Universitário com a Université de Lyon, grupo composto por cerca de vinte instituições de Ensino Superior da região de Lyon-Saint-Étienne, na França.

A USP contou com a presença do Vice-Reitor Executivo de Relações Internacionais, professor Adnei Melges de Andrade, o Pró-Reitor de Pesquisa, Marco Antonio Zago, o Assessor de Apoio à Cooperação, professor Antonio Carlos Vieira Coelho, o Assessor de Apoio a Visitantes, professor Claudio Possani, e professores de diversas unidades da USP. A instituição francesa enviou seu presidente e também professores de suas unidades.

A USP foi selecionada, ao lado da University of Ottawa, University of Tokyo e University of Shanghai como parceira privilegiada da Université de Lyon. A reunião marcou o acerto de detalhes da parceria, que envolve projetos conjuntos de pesquisa, intercâmbio de alunos, além de atividades de extensão e difusão cultural e científica através de museus. Em breve será lançada uma chamada para financiamento de projetos de pesquisa conjuntos.

Neste encontro, foi definido o primeiro workshop conjunto entre as universidades, a ser realizado em Lyon no próximo mês de abril. São Paulo sediará um segundo workshop em outubro. Na primeira ocasião, as principais áreas contempladas serão desenvolvimento urbano sustentável e fragilidade urbana, engenharia, direito, ética e cidadania, e matemática.

Mais informações:  site www.usp.br/internationaloffice