Encontro no IAG discute instrumento para o European-Extremely Large Telescope

Da Assessoria de Comunicação do IAG

Na sexta-feira, dia 01 de fevereiro, o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP recebeu um encontro de discussão sobre instrumentos para o European-Extremely Large Telescope (E-ELT), que está sendo desenvolvido pelo consórcio ESO (European Southern Observatory). Esta foi a terceira reunião com essa finalidade, após encontros na Inglaterra e na Holanda (em setembro e outubro de 2012, respectivamente).

Desta vez, o encontro abordou a contribuição tecnológica do Brasil para o espectrógrafo MOSAIC, que terá capacidade de observar até 240 objetos simultaneamente, em diferentes comprimentos de onda, do visível ao infravermelho. O programa do encontro pode ser visto neste link.

A jornada teve apresentações científicas de grande interesse pelos grupos brasileiros. A apresentação dos projetos científicos é muito importante, pois a ciência a ser feita é que determinará as escolhas tecnológicas.

A capacitacão do LNA/MCTI em fibras ópticas apresentada – que será uma importante contribuição brasileira –, será tema de nova videoconferência nesta semana entre os participantes do consórcio (França, Inglaterra, Holanda, além do Brasil). Alguns deles estão em São Paulo nesta semana para a Conferência USP sobre “Cosmologia, Estrutura em Larga Escala e Primeiros Objetos”, que acontece entre os dias 4 e 7 de fevereiro no Auditório da FAU.

Mais informações: email lhys@usp.br