HC seleciona voluntárias com osteopenia para pesquisa clínica

Pesquisa será realizada com suplemento alimentar à base de creatina, composto natural sintetizado pelo próprio organismo e consumida na dieta habitual, por 2 anos.

A Reumatologia do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP, seleciona mulheres entre 50 e 70 anos, com osteopenia para pesquisa clínica com suplemento alimentar à base de creatina, composto natural sintetizado pelo próprio organismo e consumido na dieta habitual.

O estudo envolverá 200 voluntárias na pós-menopausa. Já foram selecionadas 100 que não fazem uso de medicamentos que afetam o osso, como cálcio, vitamina D, alendronato. As mulheres também não devem utilizar suplementos vitamínicos. A pesquisa irá investigar os efeitos terapêuticos da creatina em pacientes com osteopenia. Em atletas, o suplemento é capaz de aumentar a capacidade física e a massa muscular, além de melhorar o fornecimento energético durante o exercício.

A triagem acontecerá por telefone. As mulheres selecionadas serão avaliadas e acompanhadas por 2 anos na Divisão de Reumatologia do Hospital das Clínicas. As interessadas deverão se inscrever pelo telefone: 3061-7158, segundas, quartas e sextas-feiras das 8 às 12h, ou pelo email: protocolocreatina@gmail.com

O estudo é coordenado pela pesquisadora Rosa Maria Rodrigues Pereira.

Mais informações: email protocolocreatina@gmail.com

Scroll to top