InCor usará telemedicina para levar excelência em cardiologia para todo o país

Estrutura interliga o Incor a hospitais universitários brasileiros e, nos próximos meses, a unidades de emergência cardiológica e de UTI geral do SUS.

Da Assessoria de Imprensa do Incor

O Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas (HC), ligado à Faculdade de Medicina da USP (FMSUP), recebeu o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na manhã desta sexta-feira (15), para anúncio de recursos no montante de R$ 20,2 milhões para a ampliação de Serviço de Tele-emergência e Tele-UTI do hospital. Estes serviços têm como objetivo prestar consultoria técnica, online e em tempo real, a unidades de emergência e de UTI do SUS, no atendimento de infartos e de casos cardiológicos complexos. Com o uso de ferramenta inédita no País para discussão de casos clínicos pela Web, o Serviço que entrará agora em fase de implantação servirá de plataforma para que, nos próximos anos, a expertise do Instituto do Coração chegue aonde a população necessita, até mesmo nos lugares mais remotos do País. “Quando totalmente implantado, o Serviço terá capacidade para atender 200 dessas unidades de saúde”, afirma o Presidente do Conselho Diretor do Incor, Fábio Jatene.

Segundo Roberto Kalil, diretor da Divisão de Cardiologia Clínica do Incor, o Serviço de Tele-emergência e Tele-UTI do Instituto “é uma maneira efetiva de democratizar o acesso dos brasileiros aos avanços da ciência no tratamento das doenças do coração”.

Numa demonstração dos amplos recursos da telecomunicação médica, o Ministro Padilha, o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, e o diretor geral da Rede Nacional de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Nelson Simões, inauguraram simultaneamente os núcleos de telemedicina de outros quatro hospitais do País, que estiveram interligados ao evento em tempo real, por videoconferência, com a presença de suas autoridades locais. São eles: Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) da USP, em Bauru, também conhecido como Centrinho, Hospital Universitário da Universidade Estadual de Maringá (Paraná), Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Rio de Janeiro) e Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (Bahia).

O Ministro assistiu também a uma demonstração da infraestrutura do Serviço de Tele-emergência e Tele-UTI do Incor que, em fase de implantação, interligará o Incor aos prontos-socorros da Lapa e do Butantã, em São Paulo.

Por meio desse sistema, médicos dessas unidades de emergência poderão tirar dúvidas sobre diagnósticos e obter as melhores condutas de tratamento do infarto agudo do miocárdio, 24 horas por dia, todos os dias da semana. Os prontos-socorros da Lapa e do Butantã atendem por mês a cerca de 500 pacientes com quadro cardiológico, que já poderão ser beneficiados nessa primeira etapa do projeto.

Mais informações: www.incor.usp.br

Scroll to top