TV USP abre inscrições para nova temporada do programa Quarto Mundo

Até o dia 4 de março, estarão abertas inscrições para adolescentes que queiram participar da temporada 2013 do programa Quarto Mundo, desenvolvido pela TV USP em parceria com a Viração Educomunicação. Podem se candidatar jovens de 14 a 18 anos que tenham as tardes de terças e quintas-feiras livres. Para participar do projeto é preciso se inscrever por meio do endereço virtual do projeto.

O Quarto Mundo é um programa de TV realizado por jovens e adolescentes moradores de São Paulo, que reflete as questões e os posicionamentos dos jovens diante da sociedade. Nele, os participantes atuam em frente e por trás das câmeras e, para isso, recebem oficinas de jornalismo, audiovisual e educomunicação elaboradas pela TV USP e a Viração. Depois, criam coletivamente todo o programa, participando da elaboração da pauta, produção, roteirização e gravação.

Criado em 2008, o Quarto Mundo está em sua sétima temporada. Mais de 60 jovens já passaram pelo projeto. Em 2010, o Quarto Mundo recebeu o prêmio de melhor programa de TV universitária na sexta edição da Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro. Em 2013, serão selecionados 15 adolescentes para a equipe.

Sobre os idealizadores

A TV USP é uma TV universitária que produz e exibe programas pautados pelo compromisso com o ensino, pesquisa e extensão, sempre aproximando a produção científica e cultural da Universidade de São Paulo à sociedade. Há 16 anos, a TV USP trabalha no aprofundamento e reflexão de assuntos da atualidade por meio de um resgate da cidadania, do respeito e do desenvolvimento mútuo, levando em consideração a importância de retribuir à sociedade o investimento que ela faz na instituição pública.

A Viração Educomunicação é uma organização não-governamental (ONG), sem fins lucrativos, criada em março de 2003. Recebe apoio institucional da Unicef, da Unesco, do Núcleo de Comunicação e Educação da USP e da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi). Produz a revista Viração e também oferece cursos e oficinas de capacitação em comunicação popular feita para jovens, por jovens e com jovens em escolas, grupos e comunidades em todo o Brasil.

Mais informações: (11) 3091-4101, site http://www.quartomundotvusp.blogspot.com