Semana de recepção aos calouros em clima de festa e também cidadania

Publicado em Institucional, USP Online Destaque por em

Fernando Molina e Gabriela Malta Félix /USP Online

Desde o dia 1º deste mês, quando a Fuvest divulgou os nomes dos aprovados para o preenchimento das quase onze mil vagas em cursos da USP para 2013, tanto os novos alunos quanto cada unidade, da capital e do interior, vêm se preparando para o início da nova caminhada acadêmica.

Em muitas delas, a caminhada dos recém-ingressantes começa através da Semana de Recepção aos Calouros, evento presente no calendário oficial de 2013 da entidade. A organização das Semanas cabe às Comissões de Graduação de cada unidade, mas em alguns institutos são os alunos e as entidades, como Centros Acadêmicos, Empresas Juniores e Atléticas que compõem a Comissão responsável pelas programações.  Este ano, desde o dia 25 de fevereiro até amanhã, dia 1º de março, a Semana está promovendo, aos chamados “bixos”, diversas atividades de integração, como palestras a respeito dos cursos, passeios para mostrar as instalações de cada unidade e, principalmente, ações de cunho social, incentivando a conscientização e a cidadania.

Ações para o meio ambiente

A sustentabilidade tem sido tema presente em diversas programações. Várias unidades, como Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), Faculdade de Direito (FD), Instituto Oceanográfico (IO), Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC) e Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU), em São Carlos, Instituto de Física de São Carlos (IFSC), Instituto de Química de São Carlos (IQSC), , Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) e Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) receberam palestras sobre o programa USP Recicla. O Programa, idealizado e promovido pela Agência USP de Inovação, desenvolve projetos de sensibilização socioambiental e realiza ações voltadas à redução de resíduos e à preservação do meio ambiente. Faz parte da ação do USP Recicla nas Semanas de Recepção a distribuição de canecas de plástico, reutilizáveis. O objetivo é incentivar os alunos a substituírem os copos descartáveis pelas canecas.

Uma das instituições que já têm tradição no evento para os novos alunos é o ICMC, no campus de São Carlos. Vencedor do Prêmio de Melhor Semana de Recepção aos Calouros de 2008 e tendo recebido Menção Honrosa na premiação de 2012,  o instituto vem procurando “complementar as atividades acadêmicas realizadas durante a Semana, além de ajudar os calouros a conhecerem cidade e se integrarem melhor entre eles e com os veteranos”, de acordo com Adenilso Simão, professor do ICMC e presidente da Comissão de Recepção aos Calouros da unidade.

Entre as ações ambientais programadas para 2013, estão um piquenique ecológico e uma campanha realizada desde 2009, de plantio de árvores. Além destas, as campanhas do ICMC não ficam restritas a este período. O professor explica que os alunos da unidade, juntamente com os alunos das demais instituições da USP sediadas em São Carlos – IFSC, IAU, IQSC e mais a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) – promovem a “Calourada Solidária”, evento que envolve arrecadação de alimentos, prestação de serviços voluntários em instituições de caridade da cidade e grande incentivo à participação dos “bixos” em uma campanha de doação de sangue, ainda em fase de planejamento, para dentro de algumas semanas.

Outras unidades inseriram a doação de sangue em suas atividades. A Faculdade de Medicina (FMUSP) lançou, como parte da sua programação de 2013 a Campanha de Doação de Sangue na Fundação Pró-Sangue, como forma de incentivar o aumento no número de doadores. A iniciativa envolve, além da FMUSP, as outras unidades que compõem o Quadrilátero da Saúde/Direito (QSD) da USP: a Faculdade de Saúde Pública (FSP), a Escola de Enfermagem (EE) e a FD. A campanha está ativa nos seis postos de coleta da Pró-Sangue (clique aqui para ver os endereços) e vai até o dia 2 de março. A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) também convidou seus “bixos” a realizarem a doação.

Colaboração

A Escola Politécnica (Poli), que recebe mais de 800 alunos por ano, está integrando uma campanha solidária à Semana de Recepção da unidade pela primeira vez. De acordo com Rafael Thosi, vice-presidente do Grêmio Politécnico, entidade que organiza as atividades, existia uma série de dificuldades que impossibilitavam a participação conjunta da Escola com o Grêmio em ações dessa natureza. “Por conta própria, o Grêmio já costuma realizar campanhas sociais, como doações de brinquedos a crianças carentes, mas para pedirmos, por exemplo, alimentos a esses 800 calouros, precisávamos de uma estrutura para armazenamento, conservação e transporte, e isso é o que a diretoria da unidade conseguiu nos fornecer para este ano”, explica.

A colaboração entre unidades e entidades organizadoras acrescenta muito às Semanas de Recepção, mas a participação dos “bixos” é fundamental. E eles têm participado e aprovado. “Até o momento, temos confirmada a participação de 60 ingressantes [na campanha de plantio das árvores], o que representa um aumento em comparação com a participação dos alunos novos de 2012”, conta Simão. Para Victor Venturi, 18 anos, “bixo” da Poli, a qualidade da programação surpreendeu. “A Semana está bem mais organizada do que eu esperava. As atividades estão fornecendo orientações suficientes para esse começo, como localização dos prédios”, conta.

Bons exemplos

Este ano, acontecerá a 15ª edição do Prêmio de Melhor Semana de Recepção aos Calouros, promovido pela Pró-Reitoria de Graduação, com o tema “Inspire-se nos bons exemplos”. Vencido no ano passado pela FOB, o prêmio continua atraindo a atenção das unidades. Simão afirma que o ICMC tem a intenção de participar novamente. “Acredito que a premiação é uma forma de valorizar um trabalho bem feito. Isto acaba incentivando as unidades a terem esse tipo de campanha,. A ação é maior incentivo que o prêmio”. No caso da Poli, não é diferente. “Desempenhar seu papel em um ato beneficente é muito importante, nunca é demais e, modéstia à parte, a nossa é uma excelente semana, também queremos concorrer”, afirma o presidente do Grêmio Politécnico, Rafael Auad.

DISQUE-TROTE – Denúncia de calouros ameaçados ou intimidados

Atendimento: até o dia 18 de março [prorrogado], das 8 às 21 horas

Tel: 0800-012-10-90

.