USP firma parcerias em cultura e extensão com outras universidades do Brasil e do mundo

Durante participação em Festival mexicano que teve o Brasil como tema, a Pró-Reitora assinou um Acordo de Cooperação Acadêmica envolvendo os dois países.

Da Assessoria de Imprensa da PRCEU

Nos últimos 3 anos, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP tem estimulado a realização de projetos de intercâmbio cultural e de extensão com universidades brasileiras e estrangeiras. Com esse objetivo, recentemente, a Pró-Reitora, Maria Arminda do Nascimento Arruda, esteve na Cidade do México para participar da 20ª edição do Festival Internacional de Teatro Universitário da Universidade Nacional Autônoma do México, que aconteceu entre os dias 1º e 10 de fevereiro e teve o Brasil como tema. Na ocasião, foi assinado um Acordo de Cooperação Acadêmica, que prevê o desenvolvimento de atividades relacionadas à cultura, sobretudo universitária, envolvendo os dois países.

“Os acordos de cooperação são importantes para viabilizar a participação de artistas e pesquisadores da USP em festivais universitários de cultura e atividades de intercâmbio cultural”, explica a Pró-Reitora. Também nesse sentido, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão firmou, em outubro do ano passado, convênios com a Universidade Estadual da Paraíba, a Universidade Federal de Campina Grande e a Universidade Federal da Paraíba.  Os acordos, assinados durante a 17ª edição da Semana de Arte e Cultura da USP, têm o objetivo de promover a cooperação, intercâmbio e desenvolvimento de atividades culturais e de extensão.

Outra iniciativa nesse sentido é o edital Programa de Intercâmbio de Atividades de Cultura e Extensão, que destinou pouco mais de R$ 5 milhões a 39 projetos de diferentes unidades da Universidade. Em breve, a USP irá celebrar novos convênios com a Universidade do Chile (Chile) e a Universidade de Weimar (Alemanha). A parceria com a universidade alemã já possibilitou, em setembro do ano passado, a vinda do maestro Nicolás Pasquet, da Academia Liszt de Weimar, para reger a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp). “Nosso objetivo é formar uma rede universitária, bastante comum na área de pesquisa, também no âmbito da cultura e da extensão, e que esteja em sintonia com a atual política de internacionalização da USP”, completa a Pró-Reitora.