Solenidade dá início às comemorações dos 60 anos da EESC

EESC inicia comemorações dos seus 60 anos com solenidade que contou com a presença do vice-reitor da USP, do diretor da Escola, do prefeito de São Carlos, entre outros nomes.

Nathália Nicola / Assessoria de Comunicação da EESC

A Escola de Engenharia de São Carlos da USP (EESC) deu início no dia 8 de março às comemorações referentes aos 60 anos da Instituição com a realização de uma palestra ministrada pelo jornalista e consultor Washington Novaes. Participaram da solenidade o diretor da Escola, Geraldo Roberto Martins da Costa, o vice-reitor da USP representando o Magnífico Reitor João Grandino Rodas, Hélio Nogueira da Cruz, o prefeito de São Carlos, Paulo Altomani, o vereador Lineu Navarro representando o presidente da Câmara Marquinho Amaral, o pró-reitor de pesquisa da USP, Marco Antônio Zago, professores, alunos e membros da sociedade são-carlense.

A abertura foi feita pelo diretor da Instituição, o qual ressaltou a cultura inovadora de sustentabilidade que está sendo implantada na EESC. “Estamos iniciando as comemorações dos 60 anos da nossa Escola. Aniversário lembra um ciclo entre passado, presente e futuro. O presente nos mostra que as decisões do passado foram ricas e sábias. Para o futuro estamos implantando decisões de sustentabilidade por meio de nove grupos de trabalho, pois hoje não se faz engenharia sem se preocupar com sustentabilidade”, declarou.

Atualmente são nove grupos formados por docentes e funcionários que trabalham a questão da sustentabilidade na Escola: Grupo de Trabalho Coordenador; Mobilidade Sustentável para o Campus; Ambientalização Curricular; Mapeamento das Pesquisas em Sustentabilidade; Gestão Digital; Compras Sustentáveis; Gestão de Resíduos Especiais; Edificações Sustentáveis e Áreas Verdes; e Educação e Participação da Comunidade/Coleta Seletiva de Recicláveis.

O vice-reitor também destacou a importância do tema para o desenvolvimento da Escola. “Os 60 anos da EESC é uma história de sucesso, pois [a Escola] cresceu muito, em um prazo relativamente pequeno, e gerou desdobramentos institucionais. Essa Escola é um dos casos notáveis de sucesso e grande destaque, e isso tende a crescer cada vez mais pelos trabalhos pioneiros desenvolvidos aqui”, falou.

Após a abertura, o jornalista ministrou a palestra que teve como título “O Engenheiro como Agente de Mudança para uma Sociedade Sustentável: Perfil e Desafios”. O tema veio ao encontro das ações para implementação de uma política institucional de sustentabilidade na EESC, que contempla de forma ampla e integrada as atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração.

Durante a exposição, o jornalista apresentou um panorama das grandes questões ambientais enfrentadas pelo mundo hoje, como o clima e a miséria, até chegar às questões concretas que desafiam a engenharia.

Para Novaes a engenharia e a sustentabilidade devem caminhar juntas. “A engenharia tem as ferramentas para colaborar com a sustentabilidade, mas isso não depende só dela, e sim do poder público, dos empreendedores particulares e da sociedade como um todo”

Mais Informações: (16) 3373-6600, email eesc.comunica@usp.br