Ministro da Ciência e Tecnologia participa do encerramento da Febrace

Segundo Marco Antonio Raupp, além de estimular o prazer pelo conhecimento nos jovens, a feira ajuda a sociedade a pensar em saídas sustentáveis para seus problemas rotineiros.

O último dia de exposição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) teve a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp, que apresentou o prêmio “Professor Destaque Febrace 2013”, concedido ao cearense Fernando Nunes.

Segundo o ministro Raupp, além de estimular o prazer pelo conhecimento nos jovens, a feira ajuda a sociedade a pensar em saídas sustentáveis para seus problemas rotineiros.

“Muito se fala em sustentabilidade e, se queremos fazer parte disso, devemos investir em projetos como os que foram apresentados aqui porque são simples e funcionais”, elogiou o ministro.

A feira, que está em sua décima primeira edição, ocorre anualmente nas dependências da Escola Politécnica (Poli) e visa estimular nos jovens o gosto pela ciência, criatividade e inovação. Ao todo, foram 330 trabalhos expostos que competiram entre si em sete áreas de interesse (Exatas e da Terra, Biológicas, Agrárias, Saúde, Sociais, Humanas e Engenharia).

Desses projetos nove serão selecionados para representar o Brasil na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF), que acontece em maio, no Arizona (EUA). Além disso, serão premiados os três melhores projetos de cada área.

Conheça aqui alguns dos projetos apresentados

Perseverança

Nem só pelas premiações se conhece um bom trabalho em ciência e tecnologia. O diretor da Poli, José Roberto Piqueira, chamou atenção para o fato de que o prêmio é só uma das muitas respostas que uma pesquisa pode ter.

“Ganhar prêmios é uma coisa importante, mas ser perseverante é muito mais. Insistir na construção do conhecimento é algo valioso”, afirma o diretor.

Premiação

A premiação dos melhores de cada área e a seleção de quem irá representar o Brasil nos Estados Unidos aconteceu nesse sábado (16), na Faculdade de Direito (FD) da USP.

Os projetos selecionados para representar o Brasil na  Feira Internacional Intel ISEF, no Alabama (EUA),  foram:

Nayrob Pereira
Pedro Ismael da Silva Junior
Katie Cristina Takeuti Riciluca
[ PROJETO: Uma nova função da neurotoxina TsTXK-beta (Ts8) no veneno do escorpião Tityus serrulatus ]

De MONTENEGRO – RS
Ana Clara Rosa Stiehl
Tiago Luís Herpich
Luis Paulo Bernardi
Michele Cristin Behrens
[ PROJETO: Etanol de capim-elefante (Pennisetum purpureum) – Fase III ]

De RECIFE – PE