Projeto “Dia sem Carne” da FSP completa um ano

Projeto foi baseado em uma dissertação de mestrado da FSP que verificou que o consumo de carne no município de São Paulo era alto.

Da Assessoria de Comunicação Institucional da FSP

O Dia Sem Carne é um projeto de extensão da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP que teve início em 2012 com o nome Segunda Sem Carne na FSP. Ele foi baseado em uma dissertação de mestrado da Faculdade que verificou que o consumo de carne no município de São Paulo era alto.

O consumo excessivo de carne, principalmente vermelha e processada, aumenta o risco de males crônicos como doenças cardiovasculares e câncer de cólon e reto. Além disso, a produção de carne gera importante impacto no meio ambiente, como produção de gases de efeito estufa, diminuição da biodiversidade e poluição de águas e solo.

O projeto teve como principal atividade em 2012 promover alimentação sem carne uma vez por mês no restaurante universitário da FSP a fim de debater essa questão e fomentar a diminuição do consumo de carne dentro e fora da faculdade.

Em uma pesquisa de opinião feita na saída do restaurante, observou-se que após sete meses de projeto 42% dos participantes diminuíram ou pretendem diminuir o consumo devido aos esclarecimentos que a campanha trouxe por meio do site, página no Facebook, panfletos, vídeos, palestras e intervenções no restaurante.

O objetivo da campanha, que completa um ano de existência em 2013, é ampliar o debate sobre o consumo excessivo de carne e seus impactos na saúde e no meio ambiente dentro e fora dos muros da Universidade. Para fazer parte da equipe, basta preencher o formulário no site e participar do processo seletivo.

Mais informações: email diasemcarne@gmail.com, site http://diasemcarne.yolasite.com