Professor da Esalq receberá medalha Rocha Lima do Instituto Biológico

O professor da Esalq José Roberto Postali Parra receberá a medalha “Rocha Lima” durante a 24ª Reunião Anual do Instituto Biológico e comemoração do 84º aniversário da instituição.

José Roberto Postali Parra, docente do Departamento de Entomologia e Acarologia (LEA) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP,  será homenageado na próxima segunda-feira (7) durante a solenidade de abertura da 24ª Reunião Anual do Instituto Biológico e comemoração do 84º aniversário da instituição.

Parra será distinguido pela dedicação, liderança e por seu espírito empreendedor em prol do conhecimento elaborado e transmitido à sociedade. Essa é sua segunda homenagem, já que recebeu em setembro o Prêmio Fundação Bunge 2011, categoria Vida e Obra, na área de Defesa Sanitária Animal e Vegetal.

A Medalha “Rocha Lima”, concedida pelo Instituto Biológico, foi instituída pela Sociedade Paulista de História da Medicina, em comemoração ao cinqüentenário da descoberta e da caracterização da Rickettsia prowazekii ( espécie de bactéria que é o agente etiológico da febre tifóide, doença epidêmica transmitida por piolhos), em 1966. Essa homenagem foi prestada a Henrique da Rocha Lima, cientista que soube dar de si para o engrandecimento da ciência no Brasil e no exterior. Tornou-se oficial pelo Decreto nº 46.088, de 15 de março de 1966, pelo então Governador do Estado de São Paulo, Adhemar Pereira de Barros.