Grupo Vocal Luiz de Queiroz participa do Encontro de Corais Universitários de Coimbra

Leon Botão / Assessoria de Comunicação Esalq

O acolhimento do público e a tradição presente na Universidade de Coimbra, em Portugal, chamaram a atenção dos integrantes do Grupo Vocal Luiz de Queiroz, que se apresentou nos dias 15 e 16 de março na cidade portuguesa durante o XIII Encontro de Corais Universitários de Coimbra (EICU 2013). Essa foi a primeira excursão internacional do grupo.

Formado por 18 coralistas, entre alunos da graduação e pós-graduação, funcionários e pessoas da comunidade externa, o grupo regido pela maestrina Cíntia Pinotti apresentou um programa com 21 músicas, com grande predominância de composições brasileiras. Entre os principais nomes cantados pelo grupo, Ernani Aguiar, Tom Jobim, Luiz Gonzaga, Caetano Veloso e Chico Buarque foram apreciados pelo público português.

A primeira apresentação do coral aconteceu no Seminário Menor de Montes Claros, em Coimbra. A segunda, na cidade de Soure, à 20 km de Coimbra, foi realizada na igreja de São Tiago e movimentou um público formado por estudantes e idosos, que se emocionou com a canção Tanto Mar, de Buarque.

Além do frio excessivo – as temperaturas chegaram a 7º C -, o grupo teve que se adaptar aos horários do evento, que acontecia à noite, às 21h30 e terminava por volta das 0h. Além disso, as formalidades e costumes dos estudantes e docentes da UC também foram surpresa. “A Universidade de Coimbra é de 1290, então a tradição das roupas e ritos são muito fortes”, afirmou Cíntia. A maestrina elogiou também a beleza das construções e a receptividade do local. “Fizemos uma visita guiada pela universidade e também ao Jardim Botânico, já que fazemos parte de uma Escola Agrícola”, contou.

Sobre o programa, a maestrina explicou que o grupo procurou levar a cultura brasileira com composições renomadas aqui, mas que também eram do conhecimento do público português. “Mas não ficaram de fora nomes como Mozart e Henry Mancini”, finalizou.

Em junho, o Grupo Vocal retorna à Europa, quando levará seu repertório para a Polônia.

Mais informações: site www.esalq.usp.br