Oficina de origami no ICMC promove troca de conhecimento entre estudantes de licenciatura

Evento contou com a participação de alunos do ICMC e do IFSP de Araraquara.

Fernanda Vilela / Assessoria de Comunicação ICMC-USP

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, recebeu na última segunda-feira (1º) dez alunos do curso de Licenciatura em Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Araraquara, para uma oficina de origami aplicado à educação. A atividade faz parte de um ciclo de visitas ao ICMC que propõem a troca de conhecimento e aprendizado entre instituições de ensino.

A coordenadora do projeto e docente do Departamento de Matemática do ICMC, Miriam Utsumi, explicou que a interação entre as instituições é positiva, pois abre espaço para o compartilhamento de conhecimento. “Nossos alunos da licenciatura apresentam o laboratório aos alunos de outras instituições, além dos trabalhos que realizamos aqui na universidade”, disse.

O estudante do curso de Licenciatura em Ciências Exatas do ICMC, Theófilo Okada, demonstrou práticas de ensino em geometria utilizando a arte oriental do origami. Segundo ele, existem poucas pessoas que realizam esse trabalho no Brasil e, por isso, a troca de aprendizado é importante. “O origami é muito útil na matemática, pois fazemos muitas analogias a figuras geométricas e assim fica mais simples ilustrar e demonstrar a geometria”, ressaltou o aluno.

A professora do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP Araraquara, Daniele Roges, explicou que o laboratório de ensino em matemática da instituição está em processo de criação e, portanto, a troca de conhecimento e técnicas torna-se ainda mais construtiva. “Essa atividade é importante para a formação dos nossos alunos e da nossa instituição”, disse.

O projeto de integração e troca entre instituições de ensino é coordenado pelos professores do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) e do Laboratório de Educação Matemática (LEMa), do Departamento de Matemática do ICMC.

Sobre o origami

O origami é uma arte japonesa tradicional que cria representações de seres ou objetos a partir das dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la. O origami usa apenas um pequeno número de dobras diferentes, que podem ser combinadas de diversas formas, para formar desenhos complexos, geralmente partindo de um pedaço de papel quadrado, cujas faces podem ser de cores ou estampas diferentes.

Mais informações:  (16) 3373-9512 / 3373-9723