Estudante e egressos do ICMC vencem concurso de programação do MercadoLivre

Uma equipe formada por um aluno e dois egressos do ICMC foi a campeã do primeira edição do Hackathon Livre, concurso cultural voltado para desenvolvedores organizado pela empresa MercadoLivre.

Da Assessoria de Comunicação do ICMC

Uma equipe formada por um aluno e dois egressos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP, em São Carlos, foi a campeã do primeira edição do Hackathon Livre, concurso cultural voltado para desenvolvedores organizado pela empresa MercadoLivre. O resultado foi anunciado no último dia 3.

A equipe eShelf foi formada por Mauricio Giordano, estudante do curso de Engenharia de Computação (oferecido pelo ICMC em parceria com a Escola de Engenharia de São Carlos – EESC, também da USP), e pelos egressos Glauber Campinho e Raphael Ferras Silva, ambos do curso de Bacharelado em Ciências de Computação.

O projeto desenvolvido por eles consiste em uma prateleira virtual onde o vendedor cadastra seus produtos e gera QRCodes, que podem ser exibidos em monitores de mídia Out of Home. Por meio desses códigos, o comprador é automaticamente direcionado à página do produto, onde poderá efetuar a compra através de seu telefone celular.

Como premiação, os vencedores receberam cinco tablets modelo iPad de última geração.

Sobre a competição

A 1ª Hackathon Livre é uma maratona de programação promovida pelo MercadoLivre, empresa de tecnologia em comércio eletrônico, com o objetivo de desenvolver soluções que facilitem a vida dos vendedores da plataforma. A competição foi realizada no dia 23 de março, simultaneamente nas sedes da empresa em São Paulo e Buenos Aires, e contou com a participação de 86 desenvolvedores do Brasil e da Argentina. Os trabalhos foram julgados segundo os critérios de criatividade, inovação, originalidade e bom uso dos aplicativos (APIs) do MercadoLivre.

Mais informações: site http://developers.mercadolibre.com/hackathon-winners