Professora da FFLCH lança livro na França

A obra busca analisar a condição do desempregado nos níveis Nacional, Internacional e Transnacional, através da comparação entre as cidades de Paris, Tóquio e São Paulo.

Acaba de ser lançado na França Être chômeur à Paris, São Paulo, Tokyo – Une méthode de comparaison internationale (Estar desempregado em Paris, São Paulo e Tóquio – Um método de comparação internacional), de autoria, entre outros, de Nadya Araujo Guimarães, professora do Departamento de Sociologia (DS) da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Sobre a obra

A condição de desempregado é marcada pela obrigação de procurar emprego, mas esta definição esconde realidades internacionais heterogêneas. O objetivo deste livro é explorar a diversidade de significados do desemprego: como os desempregados vivem e interpretam a sua situação em Paris, em São Paulo e em Tóquio? O desemprego tem o mesmo significado em todos os lugares? O livro traça as formas com que o desemprego é vivenciado por homens e mulheres de diferentes idades e meios sociais nessas três cidades.

Esta abordagem comparativa identifica múltiplas escalas de variação: internacional, com um universo de significados comuns aos desempregados nos três países; nacional, com a afirmação de modelos de referência específicos para cada território; e transnacional, com as experiências de sobreposição de gênero, idade e classe social, independentemente do país. Resultado de investigações por entrevistas biográficas aprofundadas e de um novo método de comparação internacional, o livro renova o conhecimento sobre o desemprego de uma forma tão original quanto emocionante.

Com informações do Serviço de Comunicação Social da FFLCH

Mais informações: email nadya@uol.com.br, site www.fflch.usp.br/sociologia/nadya

Scroll to top