Laboratório de Análises Clínicas da FSP recebe novo aparelho de hematologia

O equipamento já está disponível para utilização. O Laboratório oferece exames nas áreas de Bioquímica, Hematologia, Urinálises, Protoparasitologia e Imunologia.

Da Assessoria de Comunicação da FSP

O Laboratório de Análises Clínicas do Centro Saúde Escola “Geraldo de Paula Souza” (CSEGPS) da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, que atua no suporte da medicina diagnóstica, no ensino e pesquisa, acaba de adquirir, com verba do CSEGPS, o novo Aparelho de Hematologia, um Analisador Hematológico Automático, que utiliza a mais avançada tecnologia de laser combinada a um inovador método químico de coloração, proporcionando qualidade, produtividade, rapidez, diminuição de exposição dos vapores químicos e biológicos e a exclusão da contaminação ambiental com o uso de reagentes livres de cianeto. O equipamento foi recebido em março e já está disponível para utilização.

O Laboratório também adquiriu uma Cabine de Segurança Biológica, Classe II – Tipo A2, com filtro de carvão ativado e HEPA, e lâmpada UV, Instalada em 19 de abril desse ano e assim, determinando 30% de renovação e 70% de recirculação de ar, normatizando segundo as normas de Biossegurança. garantindo a descontaminação do ambiente interno e externo do Laboratório, proporcionando segurança e a limpeza do ar, livres de agentes químicos e biológicos.

A atuação, com enfoque dentro de um contexto de inserção do laboratório, em um Centro de Saúde Escola, define a importância do papel deste setor na Saúde Pública, em seus vários campos de atuação dentro da Universidade de São Paulo.

No suporte da medicina diagnóstica, o Laboratório oferece exames nas áreas de Bioquímica, Hematologia, Urinálises, Protoparasitologia e Imunologia.

No ensino, a atuação do Laboratório se faz no campo de atendimento, treinamento e aprimoramento de estagiários de nível técnico, de graduação e pós-graduação, da Universidade de São Paulo, de Instituições Públicas e Privadas, e também na divulgação, orientações e desenvolvimento de protocolos na medicina diagnóstica.

Na pesquisa, o Laboratório oferece suporte a alunos de pós-graduação e pesquisadores, garantindo a organização, inserção de protocolos e disponibilização de dados, necessários ao desenvolvimento de banco de dados para análise e resultados das variáveis investigadas, nas pesquisas de interface com o laboratório clínico.

Ainda na pesquisa, é um laboratório que está disponível para servir como Centro de Instrumentação, como um laboratório multiusuário, disponibilizando os equipamentos a pesquisadores da Universidade de São Paulo.

Conta com uma equipe de profissionais dedicados a manutenção da qualidade dos serviços, o Laboratório está sempre atualizado e modernizado em todos os seus setores.

A equipe do Laboratório agradece a todos os setores e profissionais da Faculdade de Saúde Pública e do Centro de Saúde, pelo empenho no processo de desenvolvimento na busca da excelência desse laboratório e ainda por abrir espaço para todos os profissionais com interface na área de saúde, ensino e pesquisa, a utilizarem os recursos disponibilizados no setor.

Mais informações: email anamoraes@usp.br