ICMC forma milésimo mestre em Ciências de Computação e Matemática Computacional

Da Assessoria de Comunicação do ICMC

Oscar Alonso Cuadros Linares é o milésimo mestre titulado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional (PPG-CCMC) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). A defesa aconteceu na última quinta-feira, 25 de abril, no auditório Luiz Antonio Favaro, no campus USP de São Carlos.

Sua dissertação, intitulada Segmentação de imagens de alta dimensão por meio de algorítimos de detecção de comunidades e super pixels, foi aprovada por unanimidade pela banca, que foi composta pelos professores Agma Traina e Moacir Ponti Junior, do ICMC, e Alexandre Levada, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O orientador do projeto, João do Espírito Santo Batista Neto, participou por videoconferência, pois está no Reino Unido fazendo pós-doutorado.

Linares nasceu no Peru, onde graduou-se em Ciência da Computação pela Universidade Católica San Pablo, em 2008. Seus trabalhos concentram-se nas áreas de processamento de imagens e computação gráfica. Em sua dissertação, ele propõe uma abordagem de redes complexas para segmentação de imagens de grandes dimensões de forma precisa e rápida. O trabalho determinou os melhores parâmetros usados nessa abordagem, tornando o método bastante independente desses parâmetros, algo não alcançado antes em nenhuma pesquisa dessa área.

Tradição

O curso de mestrado em Ciências de Computação e Estatística do ICMC foi criado em 1974, e dois anos depois formou seu primeiro mestre. Em 1988, o programa passou a ter o nome atual e, em 1995, foi criado o curso de doutorado. Além de mil mestres, o programa formou até o momento 207 doutores.

No Brasil, o PPG-CCMC é responsável pela formação de grande parte dos profissionais da área de computação que atuam em universidades, centros de pesquisa e empresas nacionais e estrangeiras. O impacto do programa fez com que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) o avaliasse com conceito 6, dentro de uma escala de 1 a 7, o que significa alto nível de excelência e inserção internacional.

Mais informações: site www.icmc.usp.br