HC recruta voluntárias para pesquisa sobre osteopenia

Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) seleciona mulheres com osteopenia para pesquisa clínica.

A Divisão de Reumatologia do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) seleciona mulheres com osteopenia para pesquisa clínica com suplemento alimentar à base de creatina, composto natural sintetizado pelo próprio organismo e consumida na dieta habitual.

O estudo envolverá 200 voluntárias na pós-menopausa, que não fazem uso de medicamentos que afetam o osso, como cálcio, vitamina D, alendronato. As mulheres também não devem utilizar suplementos vitamínicos. As interessadas deverão se inscrever pelo telefone (11) 3061-7158, das 8 às 12 horas, ou pelo email melisamadureira@usp.br.

A triagem acontecerá por telefone. As mulheres selecionadas serão avaliadas e acompanhadas por 2 anos na Divisão de Reumatologia do HC. A pesquisa irá investigar os efeitos terapêuticos da creatina em pacientes com osteopenia. Em atletas e em idosos, o suplemento é capaz de aumentar a capacidade física e a massa muscular, além de melhorar o fornecimento energético durante o exercício. O estudo é coordenado pelos pesquisadores Bruno Gualano e Rosa Maria Rodrigues Pereira.

Mais informações: email betesubires@hcnet.usp.br

Scroll to top