Equipe da FAU lança documentários sobre construção da Biblioteca Brasiliana

A equipe Videofau lançou vídeos que mostram o processo de construção do edifício da Biblioteca desde a concepção do edifício até a conclusão da obra.

Da Agência USP de Notícias

O Projeto FAU Brasiliana, nomeado Ensinando Arquitetura com Cultura disponibilizou dois documentários sobre a construção da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP que podem ser assistidos na internet. Os documentários mostram o processo de construção do edifício da Biblioteca desde a concepção do edifício até a conclusão da obra. A equipe Videofau, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, produziu os filmes.

O primeiro filme, “A arquitetura de uma ideia”, foi feito a partir de entrevistas com o bibliófilo José Mindlin, o professor Ístvan Jancsó, os arquitetos Rodrigo Loeb e Eduardo de Almeida e do diretor da Biblioteca Brasiliana, Pedro Puntoni, apresenta a ideia de construção do edifício e a relação entre idealização, partido arquitetônico e concepção de projeto. Aborda a origem e desenvolvimento do Projeto Brasiliana USP e Brasiliana Digital. Pode ser conferido neste link.

O segundo filme, “A casa dos livros: elementos estruturais do edifício”, foi feito por meio de entrevistas com os projetistas responsáveis pelo cálculo dos elementos estruturais da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, como Frederico Falconi, Waldemar Hachich e Heloísa Maringone. Pode ser conferido neste link.

Mais informações: email imprensafau@usp.br

Scroll to top