Site sobre o Brasileirão usa modelo estatístico que acertou final da copa

Rodrigo Peronti / Assessoria de Comunicação do ICMC

Pesquisadores de São Carlos desenvolveram um site onde são divulgadas previsões estatísticas relativas ao Campeonato Brasileiro de Futebol de 2011. O sistema, que pode ser acessado pelo endereço www.previsaoesportiva.com.br, foi criado pelo Grupo de Modelagem Estatística no Esporte (GMEE), ligado ao Centro de Estudos de Risco (CER) da UFSCar e ao Centro de Matemática e Estatística Aplicadas a Indústria (CeMEAI), do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos.

Como produto inicial desta iniciativa, foi publicado o artigo A Bayesian Approach for Predicting Match Outcomes: The 2006 (Association) Football World Cup, que se baseia na metodologia implementada no site www.copa2010.ufscar.br. Este site disponibilizou previsões acerca da Copa do Mundo de 2010 e o destaque está no índice de acertos, já que todos os ganhadores foram previstos no site.

Segundo nota do GMEE, o modelo foi um dos únicos no mundo a prever a final Espanha vs. Holanda, inclusive o resultado de campeão e vice. Das sete seleções que o modelo previu, antes do início da Copa, com chances de serem campeãs (Espanha, Holanda, Brasil, Argentina, Portugal, Inglaterra e Alemanha), três ficaram entre as quatro semi-finalistas (Espanha, Holanda e Alemanha). Entre outros dados, o modelo também previu que a Seleção da África do Sul (anfitriã) não passaria para a segunda fase.

A mesma metodologia de análise é utilizada no modelo mais recente, que faz previsões sobre o Brasileirão 2011. As previsões divulgadas neste site são obtidas a partir de um modelo estatístico para os resultados dos jogos que leva em conta os fatores como mando de campo, poder de ataque e de defesa de cada equipe do campeonato.

A última rodada do campeonato será disputada em dezembro deste ano, até lá é possível acompanhar as previsões através do site.

Sobre o grupo

O GMEE surgiu devido à falta de grupos de pesquisa voltados para desenvolvimento metodológico estatístico nas ciências esportivas. Deste modo, o Grupo tem o objetivo de agregar pesquisadores, alunos de pós-graduação e graduação, interessados no desenvolvimento metodológico estatístico para dados esportivos.

Saiba mais detalhes em matéria da Agência USP de Notícias.