Site sobre o Brasileirão usa modelo estatístico que acertou final da copa

Pesquisadores de São Carlos desenvolveram um site onde são divulgadas previsões estatísticas relativas ao Campeonato Brasileiro de Futebol de 2011.

Rodrigo Peronti / Assessoria de Comunicação do ICMC

Pesquisadores de São Carlos desenvolveram um site onde são divulgadas previsões estatísticas relativas ao Campeonato Brasileiro de Futebol de 2011. O sistema, que pode ser acessado pelo endereço www.previsaoesportiva.com.br, foi criado pelo Grupo de Modelagem Estatística no Esporte (GMEE), ligado ao Centro de Estudos de Risco (CER) da UFSCar e ao Centro de Matemática e Estatística Aplicadas a Indústria (CeMEAI), do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos.

Como produto inicial desta iniciativa, foi publicado o artigo A Bayesian Approach for Predicting Match Outcomes: The 2006 (Association) Football World Cup, que se baseia na metodologia implementada no site www.copa2010.ufscar.br. Este site disponibilizou previsões acerca da Copa do Mundo de 2010 e o destaque está no índice de acertos, já que todos os ganhadores foram previstos no site.

Segundo nota do GMEE, o modelo foi um dos únicos no mundo a prever a final Espanha vs. Holanda, inclusive o resultado de campeão e vice. Das sete seleções que o modelo previu, antes do início da Copa, com chances de serem campeãs (Espanha, Holanda, Brasil, Argentina, Portugal, Inglaterra e Alemanha), três ficaram entre as quatro semi-finalistas (Espanha, Holanda e Alemanha). Entre outros dados, o modelo também previu que a Seleção da África do Sul (anfitriã) não passaria para a segunda fase.

A mesma metodologia de análise é utilizada no modelo mais recente, que faz previsões sobre o Brasileirão 2011. As previsões divulgadas neste site são obtidas a partir de um modelo estatístico para os resultados dos jogos que leva em conta os fatores como mando de campo, poder de ataque e de defesa de cada equipe do campeonato.

A última rodada do campeonato será disputada em dezembro deste ano, até lá é possível acompanhar as previsões através do site.

Sobre o grupo

O GMEE surgiu devido à falta de grupos de pesquisa voltados para desenvolvimento metodológico estatístico nas ciências esportivas. Deste modo, o Grupo tem o objetivo de agregar pesquisadores, alunos de pós-graduação e graduação, interessados no desenvolvimento metodológico estatístico para dados esportivos.

Saiba mais detalhes em matéria da Agência USP de Notícias.

 

 

Scroll to top