Herbário da FFCLRP é credenciado por órgão do Ministério do Meio Ambiente

O Herbário do Departamento de Biologia abriga mais de 14 mil plantas secas e prensadas para estudos científicos de diversos espécimes de estados brasileiros. Reconhecimento trará mais segurança jurídica para pesquisas.

Da Agência USP de Notícias

O Herbário do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP foi credenciado pelo Conselho de Gestão de Patrimônio Genético (CGEN), subordinado ao Ministério do Meio Ambiente, como fiel depositário de amostras de componente do patrimônio genético. Isso significa que o Herbário passa a ter mais responsabilidades sobre a gestão do material biológico usado em pesquisa científica, bioprospecção e desenvolvimento tecnológico envolvendo acesso ao patrimônio genético.

O credenciamento foi publicado no Diário Oficial da União no dia 15 de outubro do ano passado. Milton Groppo Júnior, professor da FFCLRP e curador do Herbário, explicou que as coleções biológicas (botânicas, zoológicas e de micro-organismos), presentes no Herbário cumprem a função básica de repositórios de espécimes biológicos. Estes espécimes, entre outros usos, podem ser material-testemunha para estudos de biodiversidade e conservação na indústria de fármacos ou na indústria química. O professor ressaltou a importância de o Herbário ser reconhecido oficialmente como coleção fiel depositária, pois trará mais segurança jurídica para pesquisas.

O Herbário do Departamento de Biologia abriga mais de 14 mil exsicatas, ou seja, plantas secas e prensadas para estudos científicos de diversos espécimes de estados brasileiros, como São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Ele possui ainda diversos espécimes e abriga material-testemunha de estudos em genética, farmacologia e bioquímica.

O CGEN também credenciou a FFCLRP como fiel depositária de amostras de componente do patrimônio genético por sua coleção de Crustáceos do Departamento de Biologia. A portaria saiu publicada no Diário Oficial da União do dia 28 de setembro de 2012.

Mais informações: (16) 3602-3649

Scroll to top