Mais um projeto artístico levará Grupo Vocal Luiz de Queiroz à Europa

O Festival Internacional de Coros Universitários – 11º Universitas Cantat, acontecerá entre 26 e 29 de junho de 2013, em Poznan, Polônia.

De Alicia Nascimento Aguiar / Assessoria de Comunicação da Esalq

Após a apresentação realizada no mês de março em Portugal, o Grupo Vocal Luiz de Queiroz, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP em Piracicaba segue agora em junho para Polônia. O Projeto ‘Grupo Vocal Luiz de Queiroz no Universitas Cantat 2013’ é mais um dos três projetos contemplados pelos Editais 2012 da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), no Programa de Intercâmbio de Atividades de Cultura e Extensão Universitária da USP. Nesta segunda participação no exterior, o Grupo Vocal representará o Brasil no ‘11º Universitas Cantat’.

A apresentação do Grupo Vocal acontecerá no Concert Hall da Universidade Adam Michiewicz de Poznan no evento que tem como objetivo expor e divulgar a rica variedade musical dos grupos e da cultura dos países representados (cada um dos coros executa músicas de seu país de origem), criando uma atmosfera inspiradora de intercâmbio cultural e musical entre as universidades. Os grupos participantes também são convidados a conhecer e trabalhar a música polaca contemporânea, apresentando-a no encerramento do festival com todos os corais. Este ano, a música de encerramento será do compositor polonês JacekSykulski, Origo Mundi (segundo as ‘Metamorfoses de Ovídio’) para coro e tímpanos, com três partes: Chaos, In Membra e Nattus Homo.

Realizado pela Universidade Adam Michiewicz de Poznan, pelo Coro de Câmera e pela Associação Amigos do Coro de Câmera (AMU), o Festival Internacional de Coros Universitários – 11º Universitas Cantat, acontecerá entre 26 e 29 de junho de 2013, em Poznan, Polônia.

Grupo Vocal

É composta por integrantes do Coral Luiz de Queiroz da Esalq (alunos de graduação e pós-graduação, funcionários e pessoas da comunidade) que se reúnem em horários extras para estudar o universo da música coral e trabalhar a música vocal de câmera. Seu repertório é amplo e compreende obras que vão da música erudita à popular. No seu repertório de música brasileira constam músicas típicas do folclore nordestino e gaúcho, MPB, bossa nova, música contemporânea brasileira (H. Villa-Lobos, M. C. Guarnieri, O. Lacerda) e obras regionais de compositores piracicabanos como Ernst Mahle, Erotides de Campos, Fabiano Lozano e Cíntia Pinotti.

Os componentes são: Carolina Grando, Célia Regina Vello, Ester Holcmann, Luiza Gonçalves, Natália Esposito Polesi, Patrícia Grando, Sharon Tosh Schievano Lima, Viviane Braga Aranha (sopranos); Adelina Pinotti, Marcella Rheinboldt, Maria Regina Eckert, Rosa M. Brunelli Nascimento (contraltos); Alex Chitolina Cazzonatto, Bruno D. Galli, Dilnei de Campos (tenores); Elizeu Pozzani, José Guilherme Prado Martin, Luís Fernando Polesi (baixos).

Ocupa o cargo de regente titular e diretora artística a maestrina Cíntia Pinotti, do Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx) da Esalq.

Mais informações: (19) 3429-4597.