Museus da USP reúnem seleção de seu acervo em exposição no Maria Antonia

MAC, MAE, MP e IEB se reúnem para a exposição "Coleção, Ciência e Arte", que espera realçar a ideia de que a USP está usando o potencial dos ítens que guarda para a formação do aluno e do público em geral.

A partir desta quinta-feira (17), o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e o Museu Paulista (MP) , mais o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP se reúnem para uma grande exposição, a Coleção, Ciência e Arte.

Cada unidade contribuirá, na mostra, com parte de sua produção e seu acervo. E o Centro Universitário Maria Antonia é quem vai receber, em seus corredores e salas, esta seleção mais que especial – que inclui peças arqueológicas brasileiras e da antiguidade egípcia, artefatos indígenas contemporâneos, mapas e instrumentos de navegação dos séculos XVI e XVII, além de pinturas esculturas e fotografias da arte moderna e contemporânea.

Moacyr Ayres Novais Filho, um dos coordenadores do evento, relata como a proposta foi recebida pelas unidades: “entenderam como uma oportunidade de mostrar a produção da Universidade, de fazer aparecer o trabalho e a pesquisa. E deu resultado”. Além disso, destaca Novais, espera-se “realçar a ideia de que as obras estão sob a guarda da Universidade e que ela está usando o potencial que esses ítens têm para a formação do aluno e daquele que vai à exposição”.

Entre mapas, fotos e astrolábios

O IEB, por exemplo, tem como tema de suas obras escolhidas a cartografia. O objetivo é trabalhar os contextos políticos e como os mapas foram apropriados ao longo do tempo. Quem for à exposição poderá conferir, entre outras coisas, vistas topográficas holandesas e mapas-mundi japoneses. A exposição é resultado de cinco anos de pesquisas sobre mapas históricos, que culminaram na inauguração, ano passado, de uma biblioteca digital sobre o assunto. No site do projeto é possível baixar os mapas em formatos de alta definição. Iris Kantor, responsável pela escolha das obras, conta como se deu a escolha: “para essa exposição escolhemos alguns mapas que foram trabalhados pela equipe, muitos deles são atualmente objeto de monografias de mestrado”, e frisa, ainda, que a intenção é reunir diversos estilos cartográficos como mapas portulanos, mapas murais e mapas eclesiásticos.

O Quarup, ritual indígena em homenagem aos mortos, e arqueologia egípcia são os temas do MAE. As peças escolhidas se dividem em dois grupos, o de ritos funerários e o de ritualização da diferenciação social. Compõem o primeiro grupo urnas funerárias amazônicas, tampa de sarcófago e estrelas egípcias. Já o segundo reúne adornos de membros de destaque no grupo ou que marquem a transição de status. Todos são brasileiros. Em texto assinado por Maria Beatriz Borba Florezano, diretora do Museu, os objetos selecionados, “não apenas ilustram rituais dos indígenas brasileiros ou dos antigos egípcios”, mas “revelam aspectos inusitados dessas sociedades que de outra forma estariam perdidos para sempre”.

Artistas modernistas brasileiros e artistas contemporâneos internacionais integram o acervo que representará o MAC. Quem for à exposição poderá conferir, entre os modernistas, quadros de Tarsila do Amaral e Joaquim Torres-García. Já entre os artistas internacionais contemporâneos haverá trabalhos de Cindy Sherman, Jeff Koons e Damien Hirst, que têm como traço comum a presença de imagens fotográficas em suas obras.

Dialogando com o IEB, o Museu do Ipiranga agrega à exposição seu acervo de instrumentos náuticos e de localização espacial. São astrolábios, telúrios, esferas armilares, sextantes, octantes e cronômetros – objetos com jeito de geringonças de inventores, mas que foram os principais instrumentos de navegação da antiguidade.

Serviço

A exposição Coleção, Ciência e Arte fica aberta ao público de 17 de novembro deste ano até a 1º de julho de 2012. A visitação é gratuita, e pode ser feita de terças a sextas-feiras, das 10 às 21 horas, e aos sábados, domigos e feriados, das 10 às 18 horas.

Visitas monitoradas podem ser agendadas pelo email educama@usp.br ou pelo telefone (11) 3123-5210.

O Maria Antonia fica na Rua Maria Antonia, 294, Consolação, São Paulo.

Mais informações: (11) 3123-5200, site www.usp.br/mariantonia, Facebook www.facebook.com/maria.antonia.usp, Twitter @mariantonia_usp