Publicação do ICMC apresenta grupos de pesquisa do Instituto

Catálogo mostra quais são os 27 grupos de pesquisa que atuam na Instituição, facilitando identificação de possíveis parcerias.

Da Assessoria de Comunicação do ICMC

Robótica Móvel, Computação Bioinspirada, Engenharia de Software, Otimização, Modelagem de Risco. Esses são apenas cinco dos 27 grupos de pesquisa que atuam no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Mas que tipos de projetos são desenvolvidos em cada um desses grupos? Quais pesquisadores estão envolvidos?

Para responder a essas questões, foi necessário realizar um amplo trabalho de coleta de informações. Cerca de dois anos depois, o resultado desse levantamento está disponível no formato impresso e também em PDF na página do ICMC nas versões português e inglês.

O novo Catálogo de Pesquisa tem como objetivo principal aumentar a visibilidade nacional e internacional das pesquisas desenvolvidas no Instituto, facilitando a identificação de possíveis parcerias. A ideia é que o material seja distribuído para pesquisadores que visitarem o Instituto e também seja utilizado pelos professores em suas visitas a instituições no Brasil e no exterior, contribuindo para a divulgação dos projetos realizados no ICMC e a identificação de oportunidades de cooperação. “Queremos ampliar as redes de colaboração com outros centros de pesquisa”, afirmou o diretor do ICMC, José Carlos Maldonado.

“A ideia desse catálogo surgiu quando começamos a atualizar a página de Pesquisa do ICMC na web e identificamos a necessidade de divulgar as atividades de cada grupo de pesquisa, uniformizando as informações disponibilizadas à sociedade”, explicou a professora Roseli Francelin, presidente da Comissão de Pesquisa. “Temos um documento de qualidade que ajudará o ICMC a prestar contas à sociedade do que está sendo desenvolvido aqui”, concluiu Paulo Veiga, presidente da Comissão de Relações Internacionais.

A nova publicação foi lançada no dia 28 de junho. Para adquirir uma cópia impressa do material, basta entrar em contato pelo email comunica@icmc.usp.br.

Sobre o ICMC

Reconhecido como um centro de excelência nacional e internacional na formação de pesquisadores e profissionais em Computação, Estatística, Matemática Aplicada, Otimização e áreas relacionadas, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, oferece oito cursos de graduação e quatro programas de pós-graduação. São cerca de 2 mil alunos alunos matriculados e mais de 150 docentes.

Além de suas atividades de destaque em ensino, pesquisa e extensão, o ICMC tem buscado ampliar as parcerias com empresas e instituições internacionais, assim como com ONGs e governos, com vistas a expandir sua atuação junto à sociedade.

Mais informações: (16) 3373-9666, email comunica@icmc.usp.br, site www.icmc.usp.br