Cepeusp comemora 40 anos com exposição e planeja nova fase

"40 anos de Cepeusp" conta um pouco da história do centro e ressalta o planejamento de revigoração do Cepeusp para os próximos cinco anos.

Em comemoração pelos  seus 40 anos de fundação, o Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) realiza a exposição 40 anos de Cepeusp, tendo como intuito contar um pouco da história dessas quatro décadas de existência. A abertura acontece na quinta-feira (24), às 10 horas.

De acordo com o professor Carlos Bezerra, diretor do Cepeusp, a mostra é uma síntese da trajetória do Centro, indo desde sua fundação, em 29 de novembro de 1971, passando pela construção e diversas reformas, até os principais cursos, competições e eventos já promovidos.

A atual estrutura do Cepeusp, conhecido como Cepê por boa parte dos frequentadores foi melhorada, na década de 1970, com um fim específico: os Jogos Pan-Americanos de 1975, que seriam realizados em São Paulo. Assim, foram construídas quadras cobertas, velódromo, estádio e pista de atletismo, conforme os padrões olímpicos da época. O evento acabou não acontecendo na cidade, em função de um surto de meningite ocorrido em 1974.

Esta e outras fases do Cepeusp estarão ilustradas em 14 painéis, divididos em sete tópicos diferentes, que compõem a história do centro: instalações, cursos, eventos, competições, núcleos, coautores e ações e perspectivas. Também haverá um painel em vídeo, que além de reproduzir informações sobre temas citados, irá destacar alguns aspectos do ponto de vista cronológico da história.

O trabalho de pesquisa para recolhimento do material utilizado na exposição foi coordenado pelo professor Pascoal Tambucci, que buscou por fotos e informações nos arquivos do Cepeusp.

Bezerra afirma que o evento não tem como objetivo contar toda a história do centro, até pelo pequeno espaço para tantos anos de trajetória. “Devido ao espaço, é apenas um resumo”, afirma. “É muito difícil sintetizar 40 anos de história em 14 painéis”.

Tendo como gancho os 40 anos, a ideia é não só mostrar ao público um pouco do desenvolvimento do Cepeusp, mas também destacar como ele foi –  e continua sendo – importante, não apenas no sentido das práticas físicas e esportivas em si, mas também como um espaço social de confraternização da comunidade universitária.

A exposição marca ainda o lançamento da primeira edição dos Cadernos do Cepeusp, que têm como objetivo disseminar o conhecimento desenvolvido no centro, desde as aulas e cursos oferecidos até na manutenção da estrutura. “[Abordam] de  ministrar um curso de vôlei até como cuidar dos jardins”, afirma Bezerra. Segundo ele, serão pelo menos dez edições.

Perspectivas

O ano de 2011 foi caracterizado não apenas pelo aniversário em si, mas também pelo início de uma fase de renovação do centro, diz o professor. E brinca:

“Como diz o clichê, a vida começa aos 40.”

Assim, a exposição ressalta também o  planejamento existente para os próximos cinco anos, no sentido de revigoração do Cepeusp.

Tal planejamento estratégico se divide em seis pontos básicos: gestão de pessoas, requalificação da infraestrutura, relações institucionais, diretrizes orçamentárias, grade de programas e comunicação e marketing. Esses são, segundo ele, os seis fatores são fundamentais para melhora do Cepeusp, com destaque especial para a gestão de pessoas, tanto em relação aos funcionários e professores como do público, e na requalificação da estrutura, com uma grande reforma prevista para os próximos anos.

“A exposição tem o sentido de não esquecer o passado, que foi pioneiro. E respeitando esse passado, nos adaptarmos às mudanças que o mundo nos cobra, para sempre evoluir”, conclui Bezerra.

Serviço

A Exposição 40 anos de Cepeusp estará aberta para visitação, tanto da comunidade USP quanto do público em geral, a partir desta quinta-feira (24), até o dia 22 de dezembro, de segunda à sexta-feira, das 8 às 20 horas, no Espaço Cultural ao lado da portaria central do Cepeusp, que fica na Praça 02, Prof. Rubião Meira, 61, Cidade Universitária, São Paulo.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 3091-3555, ou acesse o site do Cepeusp.