USP é premiada na edição 2013 do “Amigo do Meio Ambiente”

Prêmio é concedido às organizações de saúde que compõem o SUS em âmbito nacional e se destacaram por iniciativas de proteção ao meio ambiente e de sustentabilidade.

No dia 3 de setembro, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP recebeu o prêmio Amigo do Meio Ambiente 2013. A premiação aconteceu na sexta edição do Seminário Hospitais Saudáveis (SHS 2013). Além do Hospital, o trabalho da Faculdade de Saúde Pública (FSP) também foi reconhecido, e recebeu Menção Honrosa no evento.

O prêmio é concedido às organizações de saúde que compõem o SUS em âmbito nacional e se destacaram por iniciativas de proteção ao meio ambiente e de sustentabilidade. Foram 62 trabalhos inscritos, e apenas 15 premiados.

O Hospital das Clínicas apresentou as ações, rotinas e estruturas para o desenvolvimento das atividades de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde, que conta com uma área física de aproximadamente 1.200 m². Diariamente, o hospital produz quatro toneladas de resíduos. A instituição tem local para higienização dos contentores de resíduos comuns e espaço para triagem de resíduos recicláveis e para realizar essa limpeza aproveita a água da chuva.

O projeto apresentado pela FSP envolve o Programa de Sustentabilidade Socioambiental desenvolvido pela Faculdade, que tem servido de modelo a outras unidades e instituições de ensino superior. Entre os objetivos do programa está reduzir o consumo de recursos naturais, preservar o patrimônio ambiental do campus, consolidar a coleta seletiva solidária e formar profissionais para atuar na solução de problemas socioambientais.

Mais informações (16) 3669-2612

Scroll to top