Coral da Esalq estreia produção em outubro e participa de programa na televisão

Apresentador do quadro "Todo Sabor" do programa Caminhos da Roça, transmitido pela EPTV, estará na Esalq no dia 18 de setembro, para gravar parte do repertório que será apresentado na peça.

Alicia Nascimento Aguiar/ Assessoria de Comunicação da Esalq

O ano de 2013 está sendo considerado atípico e, ao mesmo tempo, um prêmio para os componentes do Grupo Vocal e do Coral Luiz de Queiroz, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP. Isso porque essas vozes já excursionaram pela Europa (Portugal, no mês de março, e Polônia, no mês de junho) com projetos contemplados nos editais 2012 da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, de Intercâmbio de Atividades de Cultura e Extensão. Agora, com o terceiro projeto contemplado, o Coral prepara-se para as apresentações do espetáculo Reboliço na Fazenda São João, uma livre adaptação do musical Forrobodó, de Chiquinha Gonzaga. Elas ocorrerão em Piracicaba, entre 15 e 18 de outubro, no Teatro Municipal Erotides de Campos, numa realização do Serviço de Cultura e Extensão (SVCEx) / Seção de Atividades Culturais (SCAC) da Esalq.

Pelo apelo popular e pela linguagem característica da região de Piracicaba, a produção despertou interesse do apresentador de um dos quadros do programa Caminhos da Roça, transmitido pela EPTV. Fernando Kassab, responsável pelo “Todo Sabor”, estará na Esalq no dia 18 de setembro, para gravar parte do repertório que será apresentado na peça e, claro, passar as receitas do convidado em duas edições do programa. Dessa forma, aqueles que apreciam um espetáculo coral-cênico e que gostam de um temperinho regional, terão oportunidade de acompanhar a participação nos dias 5 e 12 de outubro, no programa Caminhos na Roça, exibido aos sábados, às 9h15.

O Espetáculo

O espetáculo Reboliço na Fazenda São João é um drama jocoso musicado que ocorre durante um baile em que personagens pobres tentam imitar o comportamento da elite. O resultado é uma caricatura desse grupo, ao evidenciar as gafes cometidas por eles. O ambiente é acompanhado de danças e músicas da época em São Paulo e Rio de Janeiro (berços de Luiz de Queiroz e Dona Ermelinda – patriarcas da Esalq): tango de salão, cana verde, recortado, serenata. Destaque para o maxixe, primeira dança urbana genuinamente brasileira, antecessora do samba. São apresentadas também, personagens como a Deusa Ceres, deusa da agricultura e da fertilidade, símbolo maior da Esalq, e outros típicos de Piracicaba como pescadores, vendedores ambulantes e a Noiva da Colina.

As receitas da Esalq

As receitas para as duas edições do “Todo Sabor” serão elaboradas à base de frango e ovos, temas tratados no musical.  O espetáculo, logo no início, retrata o roubo de frangos, entre eles, os dois melhores do galinheiro.

Mais informações: (19) 3429-4597.