Professor da EESC vai coordenar centro piloto de pesquisa em engenharia mecânica

Oscar Mauricio Hernandez Rodriguez, do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos foi escolhido como coordenador do Pilot Centre Brazil, um dos pilares da ERCOFTAC.

O professor Oscar Mauricio Hernandez Rodriguez, do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, foi escolhido como coordenador do Pilot Centre Brazil, um dos pilares da European Research Community on Flow, Turbulence and Combustion (ERCOFTAC), associação que se dedica à organização de eventos acadêmicos, workshops e cursos dimensionados para a indústria, tendo em foco a transferência de tecnologia.

Trata-se do primeiro centro instalado em um país fora da Europa, resultado de uma política de expansão mundial da Associação ERCOFTAC e de um acordo de cooperação firmado em 12 de julho deste ano com a Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM). O objetivo o núcleo é coordenar pesquisas científicas em Mecânica dos Fluidos, Turbulência e Combustão, numa escala regional ou nacional.

“Devo ajudar na organização de eventos, simpósios, palestras e cursos de extensão voltados para a indústria brasileira. Além disso, uma vez por ano, devo presidir a reunião oficial do Pilot Centre Brazil, que conta atualmente com a participação de professores de cinco universidades e engenheiros de duas empresas brasileiras”, explicou o professor Rodriguez, que integra a ABCM deste 2002 e atualmente também é secretário do Comitê Técnico de Mecânica dos Fluidos da mesma associação.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Escola de Engenharia de São Carlos

Mais informações: (16) 3373-6600