Pesquisadores da USP e do Reino Unido discutem urbanização na América do Sul

O objetivo do debate é encontrar as melhores formas de combater a urbanização não planejada, colaborando no combate à pobreza e na preservação do meio ambiente.

Entre os dias 23 e 26 de setembro, professores e pesquisadores da USP e da University of Reading do Reino Unido discutirão a questão da urbanização na América do Sul na conferência Developing Social Equality and Economic Transparency of Future Cities. O evento acontece na Escola Politécnica (Poli) da USP e é fechado aos participantes.

O evento deve abordar as principais questões enfrentadas pelos programas de construção e habitação em toda a América do Sul, que é o continente mais urbanizado do mundo, no qual 86% da população viverá nas cidades até 2030.

Além disso, a conferência pretende promover uma análise das últimas pesquisas e ferramentas internacionais desenvolvidas sobre cidade e urbanismo, envolvendo temas como criação de arquitetura sustentável; política de planejamento eficaz; avaliações imobiliárias; direitos em seguro de imóveis; fortes padrões de qualidade do projeto; normas ambientais; e modelos financeiros mais eficazes para atrair investimentos estrangeiros e privados.

O evento também conta com a presença de pesquisadores e professores da Universidade de Belgrano (Argentina), Universidad Javeriana (Colombia), representantes da Royal Institute of Chartered Surveyors do Reino Unido, e do Ministério das Cidades (Brasil), entre outros participantes.

Mais informações: (11) 3091-5247, email eliane.monetti@usp.br, com Eliane Monetti