TV USP Piracicaba produz série de reportagens sobre energias renováveis

Série traz ao público relatos de iniciativas na produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis. Entre julho e setembro de 2013, o jornalista Fabiano Pereira e o cinegrafista Moacir Gibin Junior visitaram uma usina hidrelétrica, um parque eólico, uma usina de co-geração pela queima de biomassa e um projeto de prédio autossuficiente com o uso de painéis solares fotovoltaicos.

Caio Albuquerque / Assessoria de Comunicação da Esalq

Durante quatro meses, a equipe da Acom/TV USP Piracicaba percorreu aproximadamente 10 mil quilômetros, cruzando cinco estados do Brasil para conhecer e trazer ao público relatos de iniciativas na produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis.

Entre julho e setembro de 2013, o jornalista Fabiano Pereira e o cinegrafista Moacir Gibin Junior visitaram uma usina hidrelétrica (Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu/PR), um parque eólico (Cerro Chato, em Santana do Livramento/RS), uma usina de co-geração pela queima de biomassa (Biosev, em Rio Brilhante/MS) e um projeto de prédio autossuficiente com o uso de painéis solares fotovoltaicos (sede da Eletrosul, em Florianópolis/SC).

“Além disso, conversamos com quatro especialistas da USP e diversos engenheiros e técnicos das usinas visitadas, para conhecer os principais pontos fortes e as fragilidades de cada uma dessas alternativas, seu potencial de exploração futura e também qual seria, na opinião de cada um, a matriz energética ideal para o país”, lembra o jornalista.

Para encerrar a série, um projeto inovador chamado Casa Eficiente mostra de que forma podemos todos colaborar com um uso racional da água e de energia elétrica.

A série está disponível no canal da Acom/TV USP Piracicaba no YouTube e também no site da IPTV da USP.

Scroll to top