Novo processo seletivo para curso de “Especialização em Fisioterapia Respiratória” no HU

Da Assessoria de Comunicação do HU A partir do dia 1º de outubro estarão abertas as inscrições para o novo processo seletivo do curso de “Especialização em Fisioterapia Respiratória” no Hospital Universitário (HU) da USP. O curso, em sua 11ª edição, realizado pelo Serviço de Fisioterapia do HU, corresponde a uma pós-graduação lato sensu, em que…

Da Assessoria de Comunicação do HU

A partir do dia 1º de outubro estarão abertas as inscrições para o novo processo seletivo do curso de “Especialização em Fisioterapia Respiratória” no Hospital Universitário (HU) da USP. O curso, em sua 11ª edição, realizado pelo Serviço de Fisioterapia do HU, corresponde a uma pós-graduação lato sensu, em que o aluno recebe o título de especialista pela USP, reconhecido pelo MEC.

Podem se inscrever fisioterapeutas formados e alunos do último ano da graduação em fisioterapia. A especialização é composta por aulas teóricas e estágio prático nas áreas de UTI adulto, pediátrica e neonatal; enfermarias pediátricas, de clínica médica e cirúrgica e programa de atendimento domiciliar (PAD). Também será necessária a elaboração de monografia (TCC).

O programa prevê aulas sobre fisiologia pulmonar, fisiopatologia pulmonar, recursos terapêuticos, equipamentos fisioterapêuticos hospitalares e domiciliares, fisioterapia respiratória, monitorização do paciente, radiologia torácica, exames complementares, ventilação mecânica invasiva e não invasiva e atendimento domiciliar, entre outras.

A especialização ocorrerá por 12 meses, com carga horária de 1.440 horas, sendo 5 horas por dia. Serão abertas 20 vagas, sendo 10 para o período da manhã e 10 para o da tarde, definidas de acordo com a classificação.

O curso terá início em fevereiro de 2014 e término previsto para fevereiro de 2015. A inscrição para a prova seletiva deve ser feita no site do HU até 5 de dezembro de 2013, mediante depósito bancário. A seleção dos candidatos será realizada por meio de prova teórica. Na segunda etapa haverá uma entrevista com análise de currículo.

O valor total do curso é de 6.840,00 reais, sendo 570,00 reais no ato da matrícula e o restante em 11 parcelas mensais. A lista completa de documentos, o programa da especialização, a bibliografia para a prova seletiva e os dados para o depósito bancário estão no site do HU.

O curso será realizado no Hospital Universitário da USP (Avenida Professor Lineu Prestes, 2.565 − Cidade Universitária) sob a coordenação do professor doutor Celso R. F. Carvalho e da fisioterapeuta Alexandra Siqueira Colombo. O curso tem o apoio da superintendência do HU e parceria com o Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina.

Mais informações: site www.hu.usp.br

Scroll to top