Hospital Universitário inaugura Ambulatório de Prevenção de Drogas na Pediatria

O trabalho no ambulatório será desenvolvido por equipe multiprofissional, com enfermeiras, psicólogas, psiquiatra e pediatra, e abordará, em reuniões e palestras semanais, temas como tabaco, álcool, maconha e crack.

O primeiro Ambulatório de Prevenção de Drogas na Pediatria está sendo inaugurado hoje, dia 1º de outubro, no Hospital Universitário (HU) da USP. A iniciativa visa orientar a população infanto-juvenil e familiares sobre os riscos do uso de drogas, como álcool, maconha e crack.

“O objetivo é fazer a prevenção. Temos interesse principalmente no adolescente que ainda não se envolveu com nenhuma droga ou está se iniciando nelas”, explica o coordenador do ambulatório, o pediatra João Paulo Becker Lotufo.

Um levantamento do HU mostrou que 35% dos casos de intoxicação grave envolvem pacientes de 13 a 22 anos. A análise investigou os dados de 4.370 pacientes atendidos no HU por problemas com álcool nos últimos 10 anos (2002 a 2012). Desse total, 1.370 pacientes alcoolizados tiveram intoxicações agudas.

Segundo o doutor Lotufo, os dados revelam que a partir dos 14 anos há um aumento expressivo do número de pacientes alcoolizados, e que outro aumento significativo ocorre aos 18 anos. “Avaliando-se apenas as intoxicações agudas, nota-se o predomínio das intoxicações alcoólicas dos 14 aos 25 anos. Esses pacientes ainda estão sob a tutela dos pais, professores e pediatras, que poderiam exercer alguma influência para atrasar a introdução do álcool e minimizar suas consequências”, afirma o pediatra.

O Ambulatório de Prevenção de Drogas na Pediatria, instalado no primeiro andar do hospital, na sala 14, funcionará sempre às terças-feiras, às 13 horas. O trabalho será desenvolvido por equipe multiprofissional, com enfermeiras, psicólogas, psiquiatra e pediatra, e abordará temas como tabaco, álcool, maconha e crack em reuniões e palestras semanais. As famílias presentes em quatro reuniões do Ambulatório receberão certificado de participação e brindes.

Mais informações: (11) 3091-9200