Pesquisadores de USP e MIT apresentam ferramenta de gestão participativa da reciclagem

Projeto foi desenvolvido por pesquisadores do MIT com a participação de alunos da FAU e catadores de recicláveis da cooperativa COOPAMARE.

Nesta sexta-feira (25), às 15 horas, pesquisadores da USP e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) irão apresentar os primeiros resultados do projeto Forager, um software para ferramenta de gestão participativa da reciclagem. O projeto foi desenvolvido por pesquisadores do MIT (Colab-Community Inovators Lab e SENSEable City Laboratory), e contou com a participação de alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, e de catadores de recicláveis da cooperativa COOPAMARE.

As cooperativas de reciclagem trabalham com conhecimento tácito – poucos dados estão disponíveis sobre o processo. Assim, muitos conhecimentos são perdidos quando catadores experientes saem da cooperativa e novos trabalhadores precisam aprender como coletar eficientemente e como coordenar este trabalho com os demais cooperados. Em parceria com a COOPAMARE, os pesquisadores mapearam os locais de coleta, identificaram o volume de material coletado e suas áreas  e descobriram oportunidades para expansão de coleta e otimização de rotas.

“Os catadores conhecem a cidade como ninguém e documentar este conhecimento por meio das tecnologias digitais pode auxiliar a organização interna das cooperativas e tornar o trabalho dos catadores mais visível”, diz Dietmar Offenhuber, pesquisador do MIT Senseable City Lab. O projeto conta com a participação das professoras Libby McDonald, do MIT Colab, de Maria Cecília Loschiavo, da FAU, e de Laura Fostinone.

A apresentação do projeto ocorrerá na sede da Coopamare, na Rua Galeno de Almeida, 639, Pinheiros, São Paulo, e é aberta ao público, sem necessidade de inscrição.

Mais informações: (11) 8136-8188 ou email laufosti@gmail.com, com Laura Fostinone