Projeto da Faculdade de Saúde Pública da USP inova atendimento de saúde via serviço público

Projeto pioneiro do Centro de Saúde Escola da FSP inovou atendimento de saúde via serviço público, agilizando e humanizando a atenção aos pacientes.

Acolher o usuário dos serviços públicos de saúde em suas necessidades, abreviar o tempo necessário para a resolução das demandas existentes e encaminhar pacientes provenientes de um prévio atendimento médico de forma mais eficiente são os objetivos de um projeto pioneiro e multiprofissional que vem sendo realizado há dois anos e meio pelo Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.

Por meio deste projeto, o paciente é inquirido em uma entrevista conjunta com vários profissionais de saúde sobre outras possíveis necessidades, como: atualização da carteira de vacinas, assiduidade nas consultas agendadas e endereços de AMAS (Assistência Médica Ambulatorial), caso necessite de pronto-atendimento.

A equipe do projeto trabalha em harmonia, ouvindo o paciente e interferindo cada um a seu turno dentro do principal objetivo, que é o de atender bem e acolher o paciente em suas necessidades de forma humanizada e resolutiva. Para a professora Patrícia Helen de Carvalho Rondó, Diretora do Centro de Saúde, “a atividade deve ser integrada à rotina, pois está, a meu ver, sendo importante tanto para os usuários, que se sentem bastante acolhidos no serviço, como para a equipe que está integrada”.

Este atendimento limita-se a pacientes provenientes de Hospitais, AMAS e AMES (Assistência Médica Especializada) que residam na área de abrangência geográfica do Centro de Saúde, e é realizado todas as sextas-feiras a partir das 9 horas, no próprio Centro. A equipe é composta por uma médica, uma assistente social, uma enfermeira, um médico psiquiatra, uma psicóloga, uma bióloga e uma nutricionista.

O Serviço de Agendamento do Centro de Saúde, ao receber pacientes com as solicitações já descritas, faz a marcação do dia e horário para a equipe de “triagem”. E o resultado que tem sido observado com esta proposta, na maioria das vezes é de pacientes satisfeitos com a possibilidade de encurtar seu tempo de espera e com o atendimento diferenciado oferecido pela equipe multiprofissional.

Mais informações: (11) 3061-7806, (11) 99985-9275, email luijunqueira@uol.com.br, com a enfermeira Luciana / (11) 3061-7942, (11) 98555-8593, email sami@usp.br, com a nutricionista Samantha

Com informações da Assessoria de Comunicação Institucional da FSP