Projeto da FSP investiga saúde nutricional de funcionários após aquisição do vale-refeição

Com a preocupação de desenvolver estratégias de detecção de risco nutricional para síndrome metabólica e de orientação nutricional para a promoção da saúde entre servidores da unidade, professoras da FSP realizam o projeto de extensão "Cuidados de Saúde aos Servidores Não-Docentes da Faculdade de Saúde Pública".

Da Assessoria de Comunicação da FSP

Depois que os funcionários da USP passaram a obter o benefício do vale-refeição, muito se perdeu do convívio social que o restaurante da SAS- Superintendência de Assistência Social proporcionava entre os servidores da USP, como também, uma alimentação mais equilibrada (menor teor de gordura, proteína, carboidrato e sal).

Com a preocupação de desenvolver estratégias de detecção de risco nutricional para síndrome metabólica e de orientação nutricional para a promoção da saúde entre tais servidores, a professora Maria Elisabeth Machado Pinto e Silva (coordenação do projeto), do Departamento de Nutrição, em conjunto com a professora Marlene Trigo, coordenadora da Assistência para Assuntos Comunitários, iniciaram em março deste ano o projeto de extensão Cuidados de Saúde aos Servidores Não-Docentes da Faculdade de Saúde Pública, cujo objetivo é a melhoria da qualidade de saúde dos funcionários da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.

A coleta de dados do projeto está se desenvolvendo com os seguintes itens :
1. Aplicação de inquérito alimentar ;
2. Realização de exames laboratoriais e de medidas antropométricas;
3. Tomada de pressão arterial;

As avaliações estão sendo realizadas durante o horário de funcionamento da Unidade. A aplicação dos inquéritos, e a tomada de medidas antropométricas foram realizadas no próprio local de trabalho. A fase atual é dos exames bioquímicos, realizados no Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza. Inicialmente a coleta de dados terá como alvo os funcionários pertencentes ao nível Básico.

Os resultados deste trabalho sobre a saúde nutricional dos funcionários da FSP proporcionarão políticas de promoção da saúde, como o incentivo a atividades físicas, compra de equipamentos de ginástica para os jardins da unidade e atividades de educação nutricional. As coordenadoras do trabalho reforçam que o objetivo deste trabalho não é embasar qualquer perda de benefícios aos funcionários, como a retirada do vale refeição, ou modificações na sede do Grêmio de Funcionários, como retirada da mesa de bilhar.

Mais informações: email martrigo@usp.br

 

Scroll to top