Equipe da EESC conquista vice-campeonato em Competição Brasileira de Robótica

O grupo de Soluções em Engenharia Mecatrônica e Aplicação na Robótica (SEMEAR) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP obteve o vice-campeonato na categoria “IEE Open” da Competição Brasileira de Robótica (CBR 2013).

Nathália Nicola / Assessoria de Comunicação da EESC

O grupo de Soluções em Engenharia Mecatrônica e Aplicação na Robótica (SEMEAR) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP obteve o vice-campeonato na categoria “IEE Open” da Competição Brasileira de Robótica (CBR 2013), realizado em Fortaleza entre os dias 16 e 20 de outubro.

A classificação foi obtida com a construção de um robô capaz de recolher latas de alumínio em um ambiente de praia. O projeto foi desenvolvido pela equipe por aproximadamente um ano e meio, envolvendo a parte de projeto e construção do aparelho, além do desenvolvimento de teses.

O robô foi capaz de andar sobre a areia, desviar de obstáculos – tanto humanos quanto objetos –, evitar a água e limpar a praia. Formado por 40 alunos dos cursos de engenharias mecatrônica, de produção, elétrica, de computação, ambiental e mecânica da EESC e do bacharelado em ciências da computação, oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), o grupo repetiu este ano o resultado obtido na competição de 2011, quando estreou na categoria. A vencedora do campeonato foi a equipe Z-Tronicx, da UNIP de Brasília.

A equipe é orientada pelos professores Rogério Andrade Flauzino, Eduardo Bellini Ferreira, Luiz Augusto Martin Gonçalves, Daniel Varela Magalhães e Rodrigo Nicoletti, todos da EESC. Além de participar de competições de robótica, o grupo também desenvolve projetos em parceria com empresas ou por iniciativa própria e organiza palestras e minicursos, proporcionando novas experiências e uma formação completa para os alunos.

Mais informações: email eesc.comunica@usp.br