Artistas organizam performance na ECA contra armas de fogo

Os artistas e professores Artur Matuck, da ECA, e Hannes Neubauer, da Universidade Weimar da Alemanha, apresentam nesta sexta-feira, dia 8, uma perfomance em prol da paz.

Leila Kiyomura/ Jornal da USP

Foto: Artur Matuck/Arquivo

Um manifesto por um futuro sem armas é a proposta da performance de Arthur Matuck e Hannes Neubauer. Nesta sexta, dia 8, vão iniciar, a partir das 13 horas, um evento contra a produção, venda e distribuição de armas de fogo. Através da leitura de textos escritos por Matuck, artista e professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, e da intervenção de Hannes Neubauer, performer e pesquisador da Universidade Weimar, da Alemanha, irão apresentar, na frente do prédio principal da ECA, uma performance que pretende estimular a reflexão sobre a crescente comercialização de armas no mundo.

“Drop-the-gun: dissolução de uma arma” é o nome do evento. “Esse é o primeiro passo para instituir um movimento mais amplo nas mídias e redes sociais para conscientizar a população de que a diminuição ou eliminação das armas pode representar uma maneira efetiva para o combate aos crimes e à violência que causam a perda de vidas inocentes”, observa Matuck.

Foto: Artur Matuck/Arquivo

Os artistas decidiram organizar o manifesto diante do aumento dos crimes praticados por menores com armas de fogo e um dos motivos é a facilidade do acesso às armas de fogo. “O nosso manifesto é por um futuro sem armas. A nossa tolerância deve ser zero para as armas e para o pré-crime”, reivindica Matuck. “O acesso às armas representa um macrocâncer, uma doença mortal que atinge toda a sociedade humana no planeta. No entanto, se nos debruçarmos apenas por um momento diante deste fenômeno contemporâneo, chegaremos a uma terrível conclusão: a própria sociedade, e isto inclui os governos e as autoridades, sancionam a continuidade destas ocorrências, na medida que aceitam e, por vezes, incentivam a produção, venda e distribuição de armas de fogo, permitindo que estes instrumentos causadores de mortes, continuem disponíveis ao alcance de criminosos ou mesmo de um jovem ou até de uma criança.”

O endereço da ECA é Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443  – Cidade Universitária, São Paulo-SP.