Poli lança primeiro simulador de manobras desenvolvido inteiramente no Brasil

Brasil terá o primeiro centro de simulação de manobras navais, com tecnologia de ponta e 100% nacional.

No dia 28 de novembro, a Escola Politécnica (Poli) da USP inaugurará o Centro de Simulação de Manobras Navais. Trata-se de mais ação que o laboratório Tanque de Provas Numérico (TPN) da Poli, em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o Centro Tecnológico de Hidráulica e Recursos Hídricos (CTH) da USP e empresas incubadas no laboratório, tem realizado para prover o setor com o que há de mais moderno em termos de estudo de avaliação portuária.

O evento contará com o lançamento do Full-Mission, primeiro simulador desenvolvido inteiramente no Brasil, que possui uma ponte completa de comando de navio e sistema de visualização 360º. Integrado a dois outros simuladores do TPN, o Full-Mission possibilitará simular ambientes complexos, portuário ou fluvial, com navio e rebocadores.

“Diante da nova lei dos portos e das iniciativas de construção de portos, este simulador é uma importante ferramenta para garantir projetos seguros e eficientes”, ressalta o professor Eduardo Aoun Tannuri, do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos da Poli, um dos coordenadores do projeto. Ele destaca que o projeto de um porto ou a melhoria de sua infraestrutura deve sempre passar por avaliações numéricas e experimentais, que englobam desde o estudo da obra civil, condições ambientais, até abrigo de ondas e manobrabilidade.

Segundo Tannuri, por ter sido desenvolvido com tecnologia 100% nacional, há pleno domínio do software e dos modelos matemáticos utilizados no simulador, permitindo a rápida configuração de novos cenários e navios. “Já temos mais de 15 portos nacionais modelados no simulador, previamente utilizados por comandantes e práticos em projetos anteriores”, conta.

O evento de lançamento será fechado para autoridades da Marinha do Brasil, convidados da Petrobras, da Praticagem e do setor portuário brasileiro e imprensa. Na ocasião, os participantes poderão ‘navegar’ por diversos portos brasileiros, estando na ponte de comando de navio de grande porte, num rebocador ou numa lancha de suporte, avaliando todas as funcionalidades do centro de simulação. Visitas técnicas ao tanque de reboque do IPT, tanque de manobras do CTH e tanque de ondas do TPN também ocorrerão simultaneamente ao evento.

Com informações de Acadêmica Agência de Comunicação

Mais informações: (11) 5549-1863, email erika@academica.jor.br, site www.academica.jor.br